Foto do meu amigo-irmão e colaborador/adiministrador Anderson Pereira. |
Recebi esse livro em parceria com a linda e maravilhosa Editora Penalux (não tem como não amá-la, gente ❤). Já deveria ter postado a resenha, mas tem dias que estou sem inspiração, aí prefiro não escrever.
"Trevas, Trovões e Trovas" pode ser dividido em 3 partes: o acaso, a noite escura e a alvorada. Isso não está separado no livro, mas o leitor atento poderá perceber. Júnior Fernandes se inspirou em outros autores para construir esse livro maravilhoso, tais como Tagore, Edgar Allan Poe, Dante, entre outros. O autor também faz, ao final, uma lista chamada "Notas (des) necessárias" citando cada autor que teve influência na composição de seu livro.
A poesia de Fernandes é uma poesia sóbria, formal, filosófica e profunda, que faz-se ouvir no mais longínquo recôncavo do ser humano. São trovas cantadas através de trevas, mas que têm seu momento de iluminação quando despontam os trovões nesse céu escuro que nos é apresentado (e que pode muito bem ser nós). As trevas surgem na busca que fazemos para encontrarmos a luz, é nesse momento que visitamos a parte mais sombria e certos do nosso destino, a morte, ficamos amarrados a ele, como se estivéssemos num quarto sem porta, sendo sufocados por uma mão invisível.
Os trovões são os momentos de claridade que experimenta o ser humano, são os momentos e os flashes de esperança, de uma flecha apontando um caminho em meio ao caos que somos nós. E tudo isso, trevas e trovões, é cantado em trovas, deslizando no interior de quem as escuta, como um peregrino que ouve a voz de um arauto que anuncia as boas novas.
Através de versos livres, envoltos em um tom místico, que cantam o mais profundo do ser humano e que buscam uma resposta ou uma esperança, Júnior nos conduz por uma peregrinagem pessoal, uma busca de nós mesmos que desemboca em Deus. O homem se questiona, numa crise existencial, e nesse questionamento descobre que seu ponto de partida e de chegada está em Deus.
A busca e os questionamentos que os poemas revelam ao mesmo tempo despem o fazer poético de Fernandes. À medida que nos conduz e nos direciona a um caminho, nos mostra seu interior. Um aspecto interessante é que podemos notar que os poemas dialogam com o que se propõem tratar. Há alguns poemas que se apresentam mais sombrios, como um poço sem fundo, como a busca constante no acaso; há outros que se mostram escuros, tais como a noite sem lua e estrelas e, ainda, outros aparecem como vaga-lumes em meio a escuridão, faíscas de esperança que brilham para indicar uma posição e para lembrar que por mais pequena que seja a luz ela consegue destacar-se no mais profundo breu, tal qual a alvorada que nasce após uma longa noite.
Eu, particularmente, gostei demais do livro. Ele tem uma diagramação linda, as folhas são amareladas e a letra confortável aos olhos. Fiquei maravilhada com o trabalho do Júnior e com o carinho que a Penalux tem com os livros que publica. Recomendo o livro! Se deixem conduzir por "Trevas, Trovões e Trovas" e não só naveguem pelos poemas de Júnior Fernandes, vivam eles e se descubram através deles.
Um abração!
Por Mirelle Almeida
"O exercício dos solitários", p. 24. |
Buscamos e buscamos, mas sempre estamos diante do nada porque não conseguimos enxergar, só conseguimos olhar para nossa situação.
"Madrugada poética", p. 60 |
"Celebração", p. 53 |
Através de versos livres, envoltos em um tom místico, que cantam o mais profundo do ser humano e que buscam uma resposta ou uma esperança, Júnior nos conduz por uma peregrinagem pessoal, uma busca de nós mesmos que desemboca em Deus. O homem se questiona, numa crise existencial, e nesse questionamento descobre que seu ponto de partida e de chegada está em Deus.
"Quando Cristo morreu", p. 37 |
Eu, particularmente, gostei demais do livro. Ele tem uma diagramação linda, as folhas são amareladas e a letra confortável aos olhos. Fiquei maravilhada com o trabalho do Júnior e com o carinho que a Penalux tem com os livros que publica. Recomendo o livro! Se deixem conduzir por "Trevas, Trovões e Trovas" e não só naveguem pelos poemas de Júnior Fernandes, vivam eles e se descubram através deles.
Um abração!
Por Mirelle Almeida
Onde comprar o livro? AQUI.
Classificação:
Editora: Penalux (Selo Candeeiro)
Autor: Júnior Fernandes
Ano: 2015
Páginas: 82
Conheçam mais a editora e suas obras acessando os ícones abaixo:
Oiii!
ResponderExcluirPara ser sincera eu não conhecia nem o livro e nem a Editora! Mas gostei bastante de toda a edição! Parabéns pela resenha e pelas fotos (principalmente a primeira *-*)
Beijinhos
Lylu - Menina Lylu
Oiii!
ExcluirQue booom que gostou, a Penalux é um amor. Obrigadaaaa.
Meu amigo que é responsável por essa foto, ele arrasaaa, haha
Beijos
A editora Penalux realmente arrasa nas edições dos seus livros.
ResponderExcluirTambém quero ler esse. A resenha ficou bem instigante e todas as fotos ficaram lindas!
Parabéns, mana!
Que bom que gostou, mano!
ExcluirFaça uma boa leitura do livro! <3
Obrigada.
Beijos
Oii.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro!
Amei a capa e achei bem interessante a obra.
Acho que iria gostar da leitura.
Beijos.
♥Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br
♥Instagram/Sorteio
Oiii
ExcluirQue bom que gostou!
Os poemas são maravilhosos.
Sim, tenho certeza que gostaria.
Beijoos
Mona, amei <3
ResponderExcluirAdoro poesia e agora super quero ler <3
Beijão
Oi, miga!
ExcluirObrigadaa! Super recomendo o livro. <3
Beijocas
Amoo ler, e depois dessa resenha com toda certeza este entrou para a lista de leitura <3
ResponderExcluirQue booom, fico feliz!
ExcluirBeijos <3
Ja quero esse livro que demais 😍 beijokaa
ResponderExcluirÉ ótimo!
ExcluirBeijoos <3
Não conhecia o livro, sou uma devoradora de livros aposentada, mais que pretende voltar em breve, esse livro entrou pra minha lista de desejos, obg pela resenha.
ResponderExcluirBjs!!
Nossa, que bom saber que ama ler. Volte, sim! Esse livro é maravilhoso.
ExcluirE imagina, eu que agradeço pela sua visita.
Beijooos
Não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha. Parabéns e até a próxima!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirO livro é maravilhoso!
Até.
Beijooos
Faz muito tempo que não pego um bom livro de poesia, também deixou de ser um gênero procurado por mim desde a escola. Fico feliz por ainda encontrar resenhas tão boas sobre livros poéticos. Bjim
ResponderExcluirNossa, fiquei muito feliz pelo com o seu comentário.
ExcluirQue bom que gostou e espero que volte a ler livros de poesia, este é maravilhoso.
Beijos ^^
Parabéns pela parceria maravilhosa ♥ E que livro incrível..adoro livros de poemas e esse é realmente muito bom. Quero comprar..na real kkk irei dar uma olhada nos preços.
ResponderExcluirObrigadaaaa!<3
ExcluirSim, é realmente incrível.
Espero que compre porque é maravilhoso.
Beijos. <3
Não sou muito de ler, mas a historia desse livro parece ser ótima.
ResponderExcluirSiiim, são lindos os poemas.
ExcluirBeijos
Simplesmente amei a resenha. Eu nao conhecia nem o livro e nem a editora, mas com suas palavras eu acabei conhecendo o universo que é o livro e me apaixonando um pouquinho.
ResponderExcluirQue poder de convencimento, hein! Adorei!
Obrigadaaa!
ExcluirFico feliz que tenha gostado.
Beijooos
Arrasou na resenha! Pelo post fiquei com vontade de ler. Parece ser interessante.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirSim, é muito interessante. Os poemas são maravilhosos.
Beijos
Amei sua resenha! Já quero ler o livro.
ResponderExcluir"Buscamos e buscamos, mas sempre estamos diante do nada porque não conseguimos enxergar, só conseguimos olhar para nossa situação".
Beijos ♥
www.meumundonofundo.com.br
Obrigadaa!
ExcluirVale muito a pena a leitura.
Um beijão. <3
O tempo que você ficou sem escrever por causa que não tinha inspiração jogou tudo neste port, viu!<3
ResponderExcluirótima resenha, duas palavras que mais que definiu esse post para mim: dark e filosofia kkkkkk
cactocornio.tumblr.com
Kkkkk, obrigada! ❤
ExcluirFico feliz que tenha gostado.
Bom dia!
ResponderExcluirMeu nome é Fernanda, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.
Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página e temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar mais.
Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Estamos presente em 10 países em todo o mundo, possuindo mais de 1 milhão de visitantes mensais. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs. Nossos usuários se interessam por tópicos sobre Casa e Decoração, moda, maquiagem, beleza e culinária.
Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.
O link para se inscrever é o seguinte:
http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/
Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:
http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abs,
Fernanda Costa
Obrigada!
ExcluirBeijos
Ótima resenha, esse não conhecia! Segui o seu blog *
ResponderExcluirthebrunettetofu.blogspot.pt
Oiii, obrigada!
ExcluirSegui de volta!
Beijos
Olá, Mirelle Almeida!
ResponderExcluirSou o autor do livro resenhado. Obrigado por suas palavras gentis sobre o Trevas,trovões e trovas. Este foi meu segundo livro. Publiquei pela fantástica Penalux. De lá pra cá escrevi,ainda, "Relicário do Sagrado: tesouros da Bíblia em meditações poéticas" e " Sobre as sombras da noite: poética para tempos de tormenta e calmaria". Mais detalhes desses últimos podem ser encontrado no meu blog Pergaminho Filosófico.
Enfim, sou grato, também, pelos gentis comentário.
Cordialmente,
Júnior Fernandes
Ahhh, olá!!!
ExcluirImagina, não tem nada o que agradecer. Procuro ser sincera em minhas resenhas. Fico feliz por ter gostado dela. Amaria conhecer seus outros livros, sério mesmo. <3
Bjs