Imagem retirada da Wikipédia. |
Olá, pessoas! Hoje é o 178º aniversário do autor Machado de Assis. Eu não poderia deixar passar em branco. Amo o Machado e por isso resolvi compartilhar com vocês um pouquinho sobre ele e um poema.
É considerado por muitos como o maior nome da Literatura Brasileira e navegou pelos mais diversos gêneros: Poesia, Romantismo, Crônica, Dramaturgia, etc. Nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, no período Regencial, onde presenciou a mudança de governo do Império para a República e ele foi um grande relator dos eventos sociopolíticos de sua época. Morreu no dia 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.
"Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões." Wikipédia
Lhes deixo um de seus poemas. Também resenhei há um tempo aqui no blog, um conto do Machado, o "A Cartomante", é só clicar no nome pra conferir a resenha.
O VERME
Existe uma flor que encerra
Celeste orvalho e perfume.
Plantou-a em fecunda terra
Mão benéfica de um nume.
Um verme asqueroso e feio,
Gerado em lodo mortal,
Busca esta flor virginal
E vai dormir-lhe no seio.
Morde, sangra, rasga e mina,
Suga-lhe a vida e o alento;
A flor o cálix inclina;
As folhas, leva-as o vento.
Depois, nem resta o perfume
Nos ares da solidão…
Esta flor é o coração,
Aquele verme, o ciúme.
(Falenas – 1870)
Seu blog é maravilhooso! Quando eu vi esse post sobre Machado de Assis já fiquei emocionada, eu amo litetatura ♥♥
ResponderExcluirBeijos, sucesso <3
http://www.littlesecretsblog.com/
Obrigadaaa! <3
ExcluirVisite sempre que quiser, é bem vinda aqui!
Beijos