AMAZON |
Em "Era uma Vez um Natal de Luz", Sidnei nos traz uma história envolvente e quentinha. Ela tem início em 1939, quando a guerra assolava muita gente, mas apesar disso, no interior, longe dos barulhos das cidades grandes, encontramos pessoas que vivem alegres. Almira e Josef são os pais de Richard, nosso menino protagonista.
Em busca de melhoria, mesmo sabendo dos riscos que correriam, eles deixam o menino aos cuidados do irmão de Almira, Clev, um homem arrogante que mora na cidade. A tia do menino, Tereza, insistiu para que o garoto ficasse na chácara, junto de seus primos, mas os pais não quiseram sobrecarregá-la ainda mais, por isso mesmo, Richard acabou indo morar com o tio. E é a partir daí que o menino alegre se transforma em um garoto triste.
Passados 5 anos, em época de Natal, a promessa de que seus pais voltariam falha, Richard foi mandado para a casa de Tereza, pois Clev iria receber parentes da mulher do prefeito, o qual ele paparicava. Na volta à chácara, o menino tem um encontro com três homens, sendo o primeiro Baltasar, o segundo Gaspar e o terceiro, Belchior, todos usando turbantes. De cada um Richard recebe um presente: uma caixinha em forma de baú, da qual saía um perfume desconhecido pelo menino; um incensário junto com um saquinho, no qual continha algo capaz de purificar, e ouro. O menino não entendia muito bem por que aqueles homens lhe presenteavam e que estrela era aquela que eles diziam estar a procura.
Imagem do Pinterst. |
Chegando à casa da tia, a festa foi garantida e logo Richard soube que Tereza havia cedido o casebre no alto da chácara para uma mulher grávida e seu marido. Curioso, o menino, ao amanhecer do Natal, foi conhecer o casal, que tinha acabado de receber ao mundo seu filho Emanuel. Richard também compartilhou presentes com eles.
A fim de observar o céu, no alto de uma colina chamada de Colina dos Viajantes, ele avistou alguém vestido com uma túnica clara e com um cajado em uma mão e uma pequena ovelha na outra. O homem lhe instruiu para que voltasse à casa do tio Clev, pois lá teria algo para Richard. E é quando está prestes a chegar à casa do tio que o menino ganha o maior presente de todos, então no céu uma estrela brilha intensamente e os homens de turbante sorriem, constatando que mais uma missão foi concluída.
A escrita do Sidnei é leve e encantadora, ele nos cativa a cada linha e soube misturar bem elementos do Natal, elemento secular com religioso, que é o Papai Noel e a figura dos três reis magos e Maria e José. Ele entrelaça tudo para que um objetivo maior seja alcançado, que é a realização do desejo de Richard. A mensagem é que todos aqueles que fazem o bem, mesmo sem saber a quem fazem, estão recebendo Jesus em sua casa, em seu coração. E que todos os dias, para aqueles que acreditam, um milagre acontece.
Leitura mais que recomendada para qualquer época do ano, embora ela seja temática, mas a mensagem que ela traz é válida para todos os dias de nossa vida: fazer o bem sempre, mesmo a pessoas que você não conhece.
É isso, pessoas, espero que tenham desfrutado e estejam desfrutando do Natal. Não esqueçam de que todos os dias é dia de celebrar o que Jesus veio nos ensinar: o AMOR. Amor esse que foi capaz de dar a vida por nós.
Abraços quentinhos. 💗