📚Mês passado (acho) recebi esse livro em parceria com a @editorapenalux e foi uma leitura maravihosa ❤️
🎈Nos Poros da Cidade é um livro de minicontos que aborda muitos temas: injustiça, infância, crueldade, a figura feminina, etc., e a cidade, em muitos dos textos, aparece como personagem que tem influência sobre as pessoas e, também, as pessoas sobre ela, tanto que, por vezes, cidade e pessoas se misturam: "Os moços se foram de lá, mas não conseguiram sacudir a poeira. O lugar penetrou-lhes a pele, caiu nas veias. A cidade ficou neles." (p.19)
🎈Maria Lúcia tem uma escrita poética, começando desde o título. Seus minicontos trazem à luz acontecimentos do cotidiano, lembranças; mostra a crueldade e a frieza das pessoas. Em alguns momentos, as cenas cruéis são descritas de forma "passiva", o que nos traz incômodo. E acredito que esse seja o ponto da questão nesse tipo de narrador, é como dizer ao leitor: "indigne-se! Não aceite! Não é normal! Reaja!", porque foram esses os sentimentos que tive ao ler textos como "O padeiro", "A morta" e "Fardos". Sentimos um cutucão, um incômodo e nos posicionamos diante do que nos é apresentado. Mas também há outros textos em que o narrador se posiciona criticamente, como em "Infecção", "Quarto de Costura", entre outros.
🎈Enfim, Maria Lúcia, através de suas prosas poéticas, nos faz passear pela cidade e pelo campo, pelo real e pela fantasia, pelo belo e pelo feio (das coisas e das pessoas). Nos Poros da Cidade não é um livro para somente ler, mas também, e principalmente, para sentir. ❤️
🕯️Maria Lúcia Carvalho
🕯️2019 || 92 p.
🕯️🌟🌟🌟🌟🌟+❤️
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso! Se seguir o blog ou se comentar, deixe seu link para que possamos segui-lo e retribuir a visita. Ao deixar seu comentário, clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos.
Um abração!