18/01/2020

🕮 Lendo a Bíblia || 🏜️ Deuteronômio (Dt) 📜


📜CONTEXTO: 5° livro do Pentateuco escrito por Moisés, sendo o último capítulo escrito por Josué, Deuteronômio (1410 a. C)  relata sobre a segunda geração do povo de Israel que está prestes a entrar em Canaã.
Em seus últimos meses de vida, Moisés relembra ao povo as leis de Deus instruindo-lhe a não cometer os mesmos erros que seus pais e a não se contaminar com as tradições e religiões de outros povos.

🧔 PRINCIPAIS PERSONAGENS E O QUE APRENDI: Moisés e Josué.

🕮 Acredito que uma das partes que mais chamou minha atenção em Dt foi o quanto o verbo "lembrar" é mencionado. Moisés fala a uma geração que está prestes a ver se cumprir a promessa de Deus de há muito tempo atrás, que era levar o povo a uma terra boa onde se estabeleceria e viveria bem, mas Israel deveria lembrar de tudo o que passou e das leis que Deus estabeleceu, não deveria esquecer do quanto foi rebelde, do quanto foi falho, para que quando chegasse à terra não dissesse que estava ali por mérito, por justiça ou por bondade própria, porque Israel foi, desde que saiu do Egito, um povo obstinado. Então, ao lembrar onde errou o fazia ver que se não fosse as misericórdias de Deus, ele não alcançaria Canaã.

🏜️Todos nós cristãos saímos de um Egito particular, às vezes agimos como Israel no deserto, somos muitas e muitas vezes obstinados, rebeldes, mas já chegamos ou chegaremos em lugares altos, já experimentamos muitas coisas boas, já desfrutamos do melhor também, e não é porque somos bons ou justos ou merecedores do que recebemos de Deus (pois nossa natureza é má), é porque Ele é bom e suas misericórdias não cessam em nossa vida, é porque seu amor nos alcança dia após dia. 

📝VERSÍCULO DESTACADO: "Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." Dt 32.4
📖Já leram Deuteronômio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso! Se seguir o blog ou se comentar, deixe seu link para que possamos segui-lo e retribuir a visita. Ao deixar seu comentário, clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos.
Um abração!