SINOPSE |
"Tim sentiu um calafrio, mas então, enquanto conferia o resto do corpo do animal, descendo pela enorme cabeça e as mandíbulas, viu o membro superior, menor e musculoso. Ele acenou no ar e, em seguida, agarrou a cerca."
Olá, pessoas! Eu sou o novo colaborador aqui do Blog e com minha primeira resenha trago um livro que fala basicamente de algo que gosto desde que era criança... Dinossauros!
Essas criaturas que já habitaram nosso mundinho me fascinam bastante, e aqui venho escrever sobre Jurassic Park, livro de 1991, escrito por Micjael Crichton!
A história que muitos devem conhecer através do filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg (mas que no livro possui muitas diferenças de acontecimentos), é a de um homem ambicioso, John Hammond, que cria uma empresa de biotecnologia (INGEN) capaz de recriar e trazer à vida os dinossauros através do sangue encontrado em mosquitos pré-históricos presos em âmbar. E com isso cria seu parque na Isla Nublar, o risorte Jurassic Park. Só esses fatos já me chamaram a atenção, mas o que me surpreendeu foi a série de críticas que Cricton coloca em seu livro! Ambições, controle do meio natural, brincar de Deus!
Os personagens criados para a trama são os principais responsáveis pelas críticas e deixam o livro ainda melhor de se ler! Entre eles o que mais se destaca é Ian Malcolm, um matemático, estudioso da teoria do caos que defende que tudo em algum momento pode vir a dar errado por mais perfeito e seguro que seja.
Imagem do blog "Modo Meu" |
A ambição de Hammond o cega e não importa que tipos de tragédias ocorram (morre uma galera na ilha), ele não desiste da ideia de o Parque dar certo. A sua vontade de fazer dinheiro com sua ideia o cega para qualquer eventualidade. Quer a todo custo (correr e gritar pode ser um deles) que a experiência da ilha seja real, ao contrário do que Henry Wu, principal encarregado das pesquisas na ilha, diz.
"Você mesmo disse, John, que este parque é entretenimento. E entretenimento não tem nada a ver com a realidade. Entretenimento é a antítese da realidade."
Dennis Nedry, um dos empregados de Hammond, com sua própria ambição, elabora um plano para roubar embriões de dinossauros e vender para outra empresa de biotecnologia e sabota toda a ilha em uma noite de tempestade e isso causa uma série de eventos drásticos. É quando o grupo de visitantes que estavam inspecionando o Parque, se separam. O Dr. Alan Grant, um paleontólogo, e as crianças Tim e Lex se perdem quando sofrem o ataque do poderoso Rex, e andam por toda a ilha, o que dá o clima de aventura da narrativa. Durante o ataque, Malcolm também se fere gravemente e é salvo pela botânica Ellie Sattler (Ellie e Lex são as únicas personagens femininas, e as duas são fortes e determinadas). E é a partir desse ataque que o clima de desespero e caos tomam conta da Isla Nublar.
Imagem do blog "O clube da Meia-Noite" |
Malcolm critica e diz que sempre defendeu que a ilha era impraticável. Que o ser humano não deve tentar controlar a vida e que a natureza sempre vai encontrar um meio, um caminho, para se livrar de nossas amarras.
Cada capítulo principal (são 7 ao todo) abre com uma fala de Malcolm com implicações matemáticas que mostram o quão tensas e irreversíveis as coisas estão caminhando. Diante desses fatos vem o desespero e, com ele, o caos.
De grandes lições, belas frases, o encantamento pela ilha vira terror! O que era belo se torna assustador! Caos é o que define o humano! O fim do livro tem grande reviravolta para a ilha e faz com que nos perguntemos, será que essa era a única solução? Ou isso nem deveria ter acontecido desde o começo?
Os personagens são bem marcantes de sua forma e cada um tem uma personalidade muito única! Falar desse livro não é tão simples e seria algo que demandaria mais tempo e mais escrita. E não quero entediar ninguém, rsrs. Essa edição, como vocês viram na foto, é maravilhosa.
Essa é minha pequena resenha e espero que gostem! Abraços!
Por Breno Souza
Classificação:
★★★★★
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 528
Gente, como assim? Não sabia que tinha livro sobre a história. Já quero ler agora! Fiquei super curiosa e interessada.
ResponderExcluirBeijos. <3
www.brincandodeolivia.com
Tem dois livros, Carolina! E os dois são lindos!
ExcluirBeijos!
Para mim, um dos filmes mais belos e mais interessantes que vi! Imagino que o livro deva ser melhor ainda. pois a resenha nos leva a pensar assim. Parabéns e até mais!
ResponderExcluirObrigado! Eu super recomendo! Se gostou do filme, vai gostar do livro!
ExcluirAté mais!
Adoro dinossauros desde criança também !Vou procurar esse livro ! Bjos www.anneferreirablog.com
ResponderExcluirEles deviam existir ainda, Anne! Assim... só acho kkk
ExcluirBeijos!
Parabéns pela nova colaboração. Já ouvi falar, mas acredito que nunca nem assisti ao filme, mas é do tipo que gosto, suspense, rsrs
ResponderExcluirObrigado, Juliana! Se se interessar assista ao primeiro e ao quarto filme, intitulado de Jurassic World! O dois e três são bem diferentes do que é visto no segundo livro! Mas não deixam de ser legais. (o três não faz referencia a nenhum livro)
ExcluirE o livro é muito bom!
Beijos!
Omg, que livro mais lindo <3
ResponderExcluirParabéns pela resenha, só de olhar na capa já dá vontade de ler, parece ser um livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!
Bjos, muito sucesso
-----> https://deualoucanatatau.wordpress.com
O livro é belíssimo! Os dois são lindos! Eu já gostava, quando vi a capa e os detalhes em vermelho da página, apaixonei! rsrs
ExcluirObrigado! Sucesso pra você também!
Eu vi o filme e não gostei de como colocaram a personagem feminina
ResponderExcluir(não me lembro o nome dela), mas fiquei de implicância meixmoo, hahahaha...
Parece que o livro é bem melhor. <3
Eu senti muita falta no filme e no livro também, de um destaque maior! Embora a Lex esteja sempre em pauta por estar com o Dr. Grant! Então tem que implicar meixmo meixmo kkk
ExcluirO livro tem mais detalhes sobre tudo, é muito bom! (sou suspeito pra falar rsrs)
Beijos!
Ei, amei demais a forma que tu se expressa! Fiquei encantada e com um grande interesse de ler o livro! Já vi umas partes do filme, mas não sabia que tinha um livro!
ResponderExcluirObrigado, Cida! Eu fico lisonjeado rsrs
ExcluirÉ um livro pouco comentado aqui no Brasil! Eu descobri só em 2015 que tinha kkkk
Beijos! E obrigado mais uma vez!
Primeiramente, seja bem-vindo a Blogosfera haha
ResponderExcluirAmei sua resenha, já estava afim de comprar esse livro um tempo atrás por causa da edição, mas pelo visto o conteúdo vale super a pena também.
Beijos.
Muito Obrigado! Estou me sentido muito bem vindo rsrs
ExcluirA edição é muito linda, mas ainda sinto falta das capas duras aqui no Brasil! Ainda temos essa deficiência! Vai que a Darkside faz uma edição no futuro rsrs
Beijos!
Hey! Seja bem vindo rsrs
ResponderExcluirNem sabia que tinha livro do Jurrasic Park!
Gostei muito da resenha, bem detalhado, mas confesso que não me interesso por esse tipo de livro ... não gostei muito do filme !
Obrigado, Direto De Lá!
ExcluirDireto de cá, rsrs, já me sinto lisonjeado por curtir a resenha!
Bom dia Breno, Seja bem vindo e que traga sempre resenhas maravilhosas como essa aqui.
ResponderExcluirEu ignorava totalmente que havia um livro e que ele dera orgiem ao filme.
Livros são bem mais interessantes que filmes e agora quero muito ler esse livro e tirar minhas próprias opiniões dele. Ian Malcolm tinha toda razão no fim das contas, deu tudo errado rsss! Grande personagem.
Perfeita resenha, eu adorei!
Beijos e um dia de conquistas!
Minhas Inspirações por Sara Menezes
Bom dia, tarde, noite! rsrs
ExcluirMuito obrigado, Sara! Dificilmente um filme equivale ao livro né? Raros casos!
Ian Malcolm é lição de vida! rsrs
O livro é maravilhoso e mostra muito mais dos personagens que no filme!
Beijos!
Eu nunca que ia saber que Jurassic Park era um livro. E olha, por incrível que pareça, eu nunca vi o filme. Lendo a resenha parece ser bem legal a história. Adorei!
ResponderExcluirVale a pena dar uma conferida, Erick! Tanto no filme como no livro! De cara já dou a dica que meus preferidos são o primeiro e quarto filme, Jurassic Park e Jurassic World!
ExcluirAbraços!
Não imaginava que tinha livro do Jurassic Park (rsrs)
ResponderExcluirJá assisti o filme e gostei muito!
vou procurar por aqui se encontro
Abraços
Se gostou do filme, vai gostar do livro! rsrs
ExcluirAbraços!
oiii,
ResponderExcluirEssa capa é muito linda!!!
Resenha muito boa, parabéns.
Livro já esta na minha lista.
Muito obrigado! É um dos livros mais belos que tenho aqui!
ExcluirSoouuu muitoooo curiooso pra ler esse livro! Mal posso esperar pra te-lo em minhas mãos!
ResponderExcluirEle é muuuito bom, Douglas! Quando o tiver, espero que aprecie a leitura assim como eu!
ExcluirOoi Breno seja bem vindo ao blog da Mih.
ResponderExcluirSua primeira resenha ficou fantástica. Não sabia da existência desse livro, mas cara, como fiquei interessada. Parabens.
Beijos.
Ooi, muito obrigado! Fico lisonjeado! É um ótimo livro e bonito de se ter na estante!
ExcluirObrigado, mais uma vez!
Beijos!
Não imaginava que era um livro, hahah!
ResponderExcluirEu só descobri em 2015 kkkk
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem vindo!
ResponderExcluirAdoro esse filme e faz pouco tempo que descobri que tinha livro acredita? !
Adorei a resenha!
Parabéns
Osenhordoslivrosblog.WordPress.com
Acredito, porque somos dois kkk
ExcluirMuito obrigado!
Que edição super luxuosa! Amei o filme mas não sabia que tinha livro.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
beijinhos!
http://leiturize-se.blogspot.com.br/
O livro é mais antigo que o filme, mas não foi muito divulgado aqui no Brasil!
ExcluirObrigado, Camila!
Beijos!