Olá, pessoas! Como estão? Espero que muito bem.
Vim hoje apresentar e resenhar pra vocês um livro maravilhoso, o Sobre as Sombras da Noite, do autor Júnior Fernandes. Eu já resenhei um livro dele, o Trevas, Trovões e Trovas, enviado pela Editora Penalux, o Fernandes gostou da resenha e me convidou pra ler seu segundo livro e eu fiquei muitooo feliz, porque havia amado muito o primeiro. Júnior, muito obrigada pela confiança, foi um prazer enorme ler seu livro, seus poemas me tocaram muito. ^_^
A poesia de Fernandes está revestida de uma solidão e ao mesmo tempo de uma busca para superá-la. Temos poemas filosóficos e religiosos que buscam um sentido na e para a existência humana. Ao tempo que falam do existencialismo cristão, a poesia se revela, se desnuda e se expõe ao leitor e aparece não como pronta, mas em uma constante construção.
O homem que ela apresenta está marcado pelos pecados, assim como a poesia pelas imperfeições, o homem busca em Deus um recomeço, um conserto, assim como a poesia busca no poeta e/ou o poeta, na poesia. Tudo isso moldado nas sombras da noite, uma noite densa e insegura, marcada pelo sofrimento do homem que cambaleia em busca de direção (salvação) e a poesia, em busca de revelar-se. O homem vagueia na noite sem lua de sua alma e a poesia, nas pontas dos dedos (in)certos do poeta.
Fernandes oferece seus poemas como uma oferta agradável e, como fez aquela mulher que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os untou com perfume, Júnior oferece sua poesia como unguento para as almas cansadas e desoladas.
"Sobre as sombras da noite" é um opúsculo que tem influências e que se inspira em autores renomados, como Kierkeggard, Poe e, principalmente, nas Sagradas Escrituras, que é, como deixa claro o autor, o livro de maior influência em seus textos. Fernandes tem uma escrita certeira e cheia de metáforas, é preciso tempo para digeri-la, não é uma linguagem rebuscada a ponto de tornar seus poemas densos, mas para compreendê-los melhor, para contemplá-los melhor, é necessário estar com a alma disposta a recebê-los. Mais uma vez, amei ler uma obra do Júnior, acho que ele tem um talento incrível e o admiro muito pela forma como compõe seus textos, dá pra sentir o quanto ele lê, o quanto ele estuda e é inspirado. Consegui amar esse livro ainda mais que o primeiro, pra mim os poemas do autor estão muito mais maduros aqui, eles conseguiram chegar à alma, e isso mostra que estão formados pela mesma essência e como resultado temos uma alma tocando a outra através de sua escrita, e isso é muito lindo, vocês precisam ler este livro! ❤
As folhas, acho que dá pra perceber, são amareladas e a fonte confortável aos olhos. Abaixo deixo mais sobre o Júnior Fernandes.
Classificação:
🕮🕮🕮🕮🕮❤
Autor: Júnior FernandesEdição Independente
Ano: 2016
Páginas: 80
Compra: AQUI
SOBRE O JÚNIOR FERNANDES
Imagem retirada da internet. |
Graduado e pós-graduado em Filosofia. Advogado. Pedagogo. Professor de filosofia na rede de ensino público do DF. Autor dos livros "O sofrimento dos filósofos", "Trevas, Trovões e Trovas: escritos de uma noite escura" e "Relicário do Sagrado: tesouros da Bíblia em meditações poéticas".Vocês podem encontrar mais sobre o autor no Facebook.
* As imagens do livro são autorais.
Bom, gente, é isso. Até uma próxima, se Deus quiser. ❤
OOOOOOI
ResponderExcluireu gosto bastante de poesia.
Apesar de ser "curto", definitivamente não é uma leitura fácil. Faz a gente pensar e disso gosto muito
beijo
www.beinghellz.com.br
Olá, gostei da sua resenha mais esse gênero de poesia e crônicas eu não leio por que eu não gosto nunca gostei na verdade, mas acho legal quem ler.
ResponderExcluirOii Mihh Tudo bem??
ResponderExcluirNossa eu amei sua resenha e quero muito ler esse livro. Tenho gostado cada vez mais de poesias pois acho-as emocionantes. Vou com certeza adicionar esse livro de poemas na minha tbr do ano que vem.
Beijos.
Fantástica Ficção
esse ano eu voltei a ler poesias e amei demais! Inclusive li um nacional tb.
ResponderExcluirEssa arte é maravilhosa, ainda não li nenhuma que falasse assim sobre Deus, achei bem interessante e lerei assim que puder!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Olá, eu sou apaixonada por poesia, tem uma certa editora que só solicito livros do gênero rs,rs.
ResponderExcluirGostei desse estilo de poesia onde o autor retrata em suas poesias uma solidão e ao mesmo tempo uma busca para superá-la.
Bjocas , amei sua indicação e resenha.
Pensar demais me cansa. Tão sedentária que to nesse ponto hahahahaha. To precisando de alguns poemas pra exercitar a mente um pouquinho . Os dele que você mostrou aqui são lindos e bem escritos. Parabéns aos dois . <3
ResponderExcluirEi Mih!! a edição tá maravilhosa e parabéns por terem confiado no seu trabalho.
ResponderExcluirEu não curto muito poesia. Não consigo ler... me incomoda um pouco, não sei explicar.
Mas admiro aqueles que conseguem fazer poesias.
Beijos
Literatura Estrangeira
Adoro poemas, pois eles são curtos, rápidos e nos fazem refletir bastante, gosto de ler devagarinho sabe pra ir apreciando. Achei a edição maravilhosa, beeijos!
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirAchei o livro muito lindo, gosto de poesia também. Fiquei muito curioso para ler os livros do Júnior, acho que irei gostar muito
Sua resenha está linda
Abraço
Blog Folha de Pólen
Ei! Tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pela confiança que colocam na sua resenha, confiança, que por sinal, é muito merecida, eu também adoro o seu trabalho no blog! Indo para o livro, sou muito fã de poesia, nunca tentei ler um livro somente com elas, mas talvez darei uma chance assim que possível. Gosto de obras assim, verdadeiras e que tocam o leitor, parece que Júnior é realmente um ótimo escritor.
Beijos!
http://www.as365coresdouniverso.com.br/
Oi Mi!
ResponderExcluirAcho lindo livros de poesia e admiro ainda mais que tem o dom de escrever versinhos. Deve ser realmente uma leitura incrível, com certeza vou querer ler!
Beijinhos!
Camila
Http://leiturize-se.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom? Eu adoro poemas mas não li nenhum livro disso ainda, porém pretendo ler. Infelizmente esse não me atraiu muito porque não gosto de livros que envolvam temática cristã.
ResponderExcluirBeijos
Amor Literário
Oie! Amo poesia, só não sei porque não leio muitos livros do tipo. Você despertou algo em mim e eu fiquei doida pra pegar um livro de poesia pra ler! Poreeeém, não sei se as poesias desse autor seriam pra mim, porque os temas que ele aborda parecem bem sensíveis e profundos (para mim), então prefiro evitar. Mas amei a sua indicação mesmo assim. :* //Abdução Literária
ResponderExcluir