♫ Oi, pessoinhas lindas! Estou feliz, faço essa resenha extremamente feliz, isso por tantas coisas boas acontecendo na minha vida, aí pensei "hoje é o dia de resenhar esse livro".
🐲 O livro foi concedido pela editora e parceira do blog, a Penalux, uma das minhas preferidas, são muito lindos em tudo, nas edições dos livros, no trato com o parceiro, enfim.
♫ Cantigas de Ninar Dragões abre seu leque de 80 poemas com "Doce de leite", um poema que mostra a dureza que é crescer, mas que ao fim se pode saborear ser criança se se guardar os sonhos, aqueles sonhos que só uma criança ousa sonhar. E nesse livro Rogério (re)planta seu pé de poesia, desenterra seu pote de doce de leite e nos presenteia com essa árvore de sonhos que vemos crescer, revigorar-se e dar flores e frutos.
MUDEZUm dia foi gritoHoje é só balbucioE ainda será mudezAmanhã será poesiaHoje é só uma folha escritaOtem, pura insensatez. (p.104)
🐲Com versos livres, o poeta fala de uma diversidade de temas e entre os mais destacados, a infância seguida pela velhice. Rogério sempre está contrastanto esses dois lados de uma mesma moeda.
♫ Sua poesia expressa sentimentos e sensações mas, sobretudo, fala de si mesma, de sua formação, enquanto se forma e define o estilo do poeta, que prefere versos desregrados.
"[...] Criei a minha própria estética
soprei ao vento palavra exótica
-Desmétrica-"
🐲 Podemos perceber em Cantigas de Ninar Dragões poemas intensos, vívidos, que revelam um eu lírico que pulsa, pulsa na vida e desemboca na poesia, que a sua vez não consegue mostrar a imensidão dos sentimentos do poeta, que não consegue compor, moldar, a imagem ou o sonho que está dentro dele.
♫ O livro traz à tona poemas que humanizam objetos e que falam de algo, mas no fim revela alguém. Dá para ver algumas referências também, como no poema "Pedro e o Poeta", que poderíamos interpretar "Pedro" como a rocha que o poeta usa para edificar sua poesia, pedras não são um empeçilho, mas uma oportunidade de construção; essa parte evidencia uma referência bíblica quando Jesus diz a Pedro que "sobre esta pedra edificaria sua igreja" (Mateus 16.18- há várias interpretações a respeito deste versículo).
🐲Enfim, Cantigas de Ninar Dragões é esse fogo que queima o poeta, que está preso em sua garganta e só é aliviado quando consome o papel com sua intensidade e ardor. As poesias postas para fora, liberadas, são cantigas que acalmam essa chama constante. É interessante perceber que até o título está mostrando esses dois lados, pois quando pensamos em cantigas de ninar pensamos em crianças e em inocência, ao tempo que dragões são animais selvagens, que queimam e machucam.
♫ Rogério com sua sensibilidade de ver e sentir o mundo, nos toca com suas ardentes palavras e se despede com o poema "Epílogo" no qual livro e autor se confundem, nos fazendo perceber que a poesia de Rogério (e em geral, acredito) é muito mais que palavras ou sentimentos, é uma parte íntima do autor revelada a nós, uma alma que se desnuda e se mostra do que é feita: poesia.
Sobre essa edição: está lindíssima, as folhas são amareladas e o livro está cheio de ilustrações. Amei, assim como as outras edições da editora.
Sobre essa edição: está lindíssima, as folhas são amareladas e o livro está cheio de ilustrações. Amei, assim como as outras edições da editora.
Classificação:
🕮🕮🕮🕮🕮
Autor: Rogério Bernardes
Editora: Penalux
Ano: 2017
Páginas: 180
Olá Mih, tudo bem?
ResponderExcluirQue livro lindo e suas fotos ficaram perfeitas também...kkk
Olha faz tempo que não leio um livro só com poemas ou poesias, mas esse ano estou querendo diversificar minhas leituras, provavelmente eu compre uma edição desse livro também.
Beijos e abraços da Vivi
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/
Oi, Vivi, tudo ótimo. <3
ExcluirO livro é muito lindo mesmo, por fora e por dentro, o que é mais importante, né?
Ahh, obrigadaaa.
Compra mesmo, vale muito a pena.
Beijooooos ^^
Olá!!
ResponderExcluirNossa, eu acho maravilhoso a forma como você descreve apaixonadamente esse livro, simplesmente maravilhoso!! Gostaria muito de poder ler esse livro, já vou até deixar aqui na lista. Fora as fotos que estão maravilhosas né! haha
Beijos
Blog Conta-se um Livro