menu

06/04/2020

Resenha | 💌RAZÃO E SENSIBILIDADE 💍



📕Um clássico da Literatura que até hoje ganha fãs, o livro traz a história da família Dashwood após a morte do pai, Henry. A Sra Dashwood e suas filhas Elinor, Marianne e Margaret têm que aprender a se virar sozinhas, já que pelo visto não vão receber ajuda de John, irmão das meninas e filho de Henry com outra mulher.

🏡Mudam-se para um chalé em Devonshire e mantém uma relação de amizade com o senhor do lugar, Sir John, e com a esposa dele, Lady Middleton. E é neste lugar que a filha do meio conhece Willoughby, enquanto Elinor não para de pensar em Edward, o amor que deixou em Sussex. Enfim, com personalidades diferentes, Elinor como a voz da razão e Marianne, a do sentimentalismo, assim como a mãe, elas vão vivendo, se adaptando.

💍Como a temática da maioria das obras da Jane (as que eu li, pelo menos) é o casamento, Margaret, que tem apenas 14 anos, não tem tanta participação no livro, apenas Elinor e Marianne, que já foram apresentadas à sociedade e estão na pista, 😂 e a mãe (que é a mediadora das relações).

📝A escrita da Jane é carregada de ironia, principalmente quando trata de alguns comportamentos sociais e alguns traços de caráter das pessoas que compõe essa sociedade do século XIX. Então mesquinhez, desvio de conduta, são algumas características apresentadas ao leitor. Confesso que gostei mais de O&P do que desse livro, fiquei chateada com essa preocupação com casamento das personagens, principalmente Marianne. Mas talvez trazer personagens assim fosse uma forma de Jane fazer uma crítica a esse aspecto. E também temos que entender que as mulheres sofriam bastante nessa época, principalmente quando o provedor da família morria e não deixava um sustento significativo para os parentes que ficassem. Mas, no geral, é uma história que entretém e que traz um fundo social cativante.

❤️Ah, li esse livro pelo projeto #austentona, idealizado pela Gabi (@qualquerlivro). Já leram esse ou outro livro da Jane?

Nota:
🌟🌟🌟🌟
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 234
Ano: 2015

2 comentários:

  1. Amei a resenha, quero muito ler esse livro. Li Orgulho e Preconceito e fiquei animada para mais livros da autora :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler os livros dela. A gente vicia, haha <3

      Excluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso! Se seguir o blog ou se comentar, deixe seu link para que possamos segui-lo e retribuir a visita. Ao deixar seu comentário, clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.