menu

Image Map

05/06/2016

Um Ano Inesquecível


Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

O livro é composto por quatro histórias independentes, mas que juntas formam um ano inesquecível, título do livro.

A primeira, "Enquanto a neve cair", escrita por Paula Pimenta, se passa, como o título indica, no período do inverno; a segunda, "O som dos sentimentos", de Babi Dewet, se passa no outono, a terceira, "A matemática das flores", de Bruna Vieira, na primavera e a última, "Amor de carnaval", de Thalita Rebouças, no verão.

A primeira história, narrada em 1ª pessoa, vai contar  sobre Mabel e Benjamín e tem como cenário o Valle Nevado, no Chile. 

Mabel, de 14 anos, junto com os pais e o irmão mais novo, Dudu, vão passar as férias de inverno esquiando, o que não agrada muito a garota pois já tinha armado planos para suas férias com as amigas Magê e Malu. Nem tudo poderia ser tão perfeito como Mabel imaginava. Mas talvez tenha sido o destino dando uma mãozinha como em toda história de amor. 

Então, obrigada a viajar com a família, ela acaba conhecendo Benjamín, um rapaz de cabelos ruivos que chamou sua atenção desde o aeroporto. Mas Mabel não deu muita bola, o único fato de ter ficado encarando o rapaz foi por causa de seu cabelo ruivo e, segundo ela, nunca havia visto ninguém com essa tonalidade, a não ser no filme de Harry Potter, hahaha.

Algum tempinho depois, os dois voltam a se encontrar em situações inusitadas e bastante engraçadas, mas só quando ele se torna professor de ski do Dudu é que eles passam a se conhecer e se aproximarem de verdade.

A história contada desde a perspectiva da menina é cheia de humor, crises adolescentes e um romance superfofo. Embora não tenha sido a melhor coisa que li da Paula Pimenta, vale a pena conferir, sim!


A segunda história, narrada em 3ª pessoa, se passa em São Paulo durante o outono e tem como protagonistas João Paulo, um jovem sonhador, que toca violão e estuda música e a futura advogada Anna Julia, a pé no chão.
  
Ele tem 19 anos, ela, 17. Ela diz que detesta música, já ele não vê sentido no mundo se não existisse melodia. Os dois se encontram na Avenida Paulista e a garota sempre está correndo, atrasada, e no começo nem dá tanta importância ao rapaz.  Ela está terminando a escola e já está estagiando em um escritório de advocacia, próximo ao Museu de Artes de São Paulo, por insistência dos pais.

O que mais gostei na história é que tudo vai acontecendo de forma natural, devagar. João Paulo aos poucos vai mostrando a Anna Julia uma outra perspectiva a respeito da música e vão se conhecendo melhor, se aproximando, tudo sem pressão. Acho que por isso foi um dos meus contos favoritos do livro. 


 Em "Matemática das flores", temos como cenário a primavera e  a história também se passa em São Paulo, com a narração em 1ª pessoa. A personagem principal também tem o nome de uma flor, Jasmine. Acho que foi um dos contos que mais me fez rir, a Bruna tem uma escrita bem leve e humorística, o que acaba envolvendo ainda mais o leitor.

Jasmine é uma garota carismática de 17 anos e está prestes a terminar o ensino médio, mas tem um grande problema: é péssima em matemática (nossa, me identifiquei tanto com ela! Hahaha). Para resolver a questão, os pais, junto com a direção da escola, tomam a decisão de que a garota passará a ter aulas de reforço para assim poder passar de ano e ir para a faculdade, um de seus sonhos. Por um imprevisto, ou uma mãozinha do destino, Jasmine acaba tendo aula com um rapaz que cursa engenharia, o Davi, que é uns dois anos mais velho que ela. 

Eles acabam se entrosando e o rapaz realiza um verdadeiro milagre: faz Jasmine entender matemática! 

"-Não se você pensar que a matemática é exata, lógica. Você só precisa parar de enxergá-la como um monstro. Pense que ela é algo redondo, onde tudo se encaixa no final. É como a música. A melodia só faz sentido porque as notas trabalham em conjunto. "
Eu achei lindo o romance dos dois também, mas como qualquer história de amor, eles terão que enfrentar vários desafios que aparecem. Mas o final é superfofo. Confiram!


Neste último conto,  vamos conferir a história de três amigas inseparáveis: Inha, Kaká e Tati. Desta vez o cenário é o Rio de Janeiro. É também um conto bem humorístico, o que nos prende do começo ao fim. 

O que mais achei interessante foi o narrador, em 3ª pessoa, ele é o tipo  narrador onisciente seletivo, o tipo de narrador que além de contar os fatos, dá sua opinião, o que pode influenciar o leitor a favor ou contra um personagem, por exemplo. E a história fica mais engraçada justamente pelos comentários, antecipações que o narrador faz. 

O conto começa com as meninas rindo de suas decepções amorosas, pelo menos a da Inha, que foi trocada pela garota mais metida da escola e Kaká, que foi trocada por um cavalo, o Ermenegildo Barbosa (isso mesmo, um cavalo! e com esse nome!).  

Cada uma tem um sonho: Tati, quer ser famosa, Kaká, casar-se com um príncipe e Inha, bom, Inha é a pé no chão da turma, seu sonho é ser nutricionista. Elas mal sabem o que as aguardam. Tati é irmã do jogador do flamengo, o Wilsinho, que na virada de Ano acaba tendo um rolo com a famosa funkeira, Keillinha Kero-Kero (é cada nome! Espera só pra ver o do cavalo pelo qual Kaká foi trocada!). Aproveitando-se do momento, após o irmão ter sido flagrado aos beijos com Kero-Kero, Tati começa a usar isso a seu favor e assim tem seus minutos de fama.  

Wilsinho consegue ingresso para as meninas para assistirem o carnaval em uma área VIP, e, claro, sua irmã vai tirar o máximo proveito do momento, mas dessa vez é Inha quem vai ganhar destaque. 

Após um momento de embaraço, por ter derrubado suco na camisa de um rapaz, sua vida irá ganhar mais intensidade. Guima, o menino de olhos kiwi, fica totalmente encantado com a beleza e doçura de Inha (awwnnn *_*). É uma história superfofa e meiga a deles dois, mas o que Inha não sabe é que ele é comprometido com a famosa modelo internacional Carrie Catherine Shy Goldenblat (sei o que você deve estar pensando e concordo totalmente: a Thalita caprichou nos nomes, é cada um que impressiona, hahahaha, acho que isso é o que deixa a narrativa ainda mais cômica). Mas posso dizer que assim como o conto terminou com as meninas rindo, assim ele também se finda. 


Embora já tivesse ouvido falar na Babi, Bruna e Thalita, não havia tido a oportunidade de ler nada delas ainda e amei ter lido o livro e ter conhecido um pouco da narrativa de cada uma e ter lido algo mais da Paula. O livro em si trata de questões da adolescência como amor, amizade (que não é só da adolescente, claro), bullying, relacionamentos familiares, etc. É um pouco meloso, haha. Esse é o tipo de livro pra quem busca uma leitura leve, simples, sem muito aprofundamento literário, digamos assim. É um livro que te prende e que faz você relembrar seu tempo na escola, pelo menos pra quem já passou dessa fase. 


Classificação:
Autoras:
Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutemberg
Ano: 2015
Páginas: 400

2 comentários:

  1. Olá. Eu vi o livro na livraria e já amei a capa, mas somente agora vi a resenha! É uma fofura e sempre gosto quando várias autoras resolvem escrever contos juntas. Li O livro das Princesas e amei cada história contada. Quero muito ler esse livro.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é realmente um livro muito fofo. ^^ Fico feliz que tenha gostado! Também li O livro das Princesas.

      Boa leitura!
      Obrigada pela visita!
      Abração!

      Excluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.