menu

17/05/2019

🌻📚Resenha | Sobre histórias - C. S. Lewis | Projeto #UmLivroPorCor


🍂Realizei essa leitura em Março para o projeto #UmLivroPorCor , cujo tema do Março Azul Marinho era Câncer Colorretal. As postagens do projeto estão bem atrasadinhas, mas estou realizando as leituras nos meses certos, hehehe. Pelo menos no meu projeto tenho que estar em dia com os livros, né? 😂 Enfim, vamos à resenha e, abaixo dela, às informações sobre a enfermidade do Março Azul Marinho.

☕'Sobre histórias' é uma reunião de 20 ensaios nos quais Lewis discute sobre histórias 😂 Entre elas, ele fala de Contos de Fadas, Tolkien, George Orwell, Ficção Científica, etc. Ele exalta a riqueza dos contos de fadas e fala da importância deles para a imaginação, e não só para crianças, mas para adultos também. Para o amigo Tolkien ele só tem elogios, pontuados de observações sobre suas obras. No caso de Orwell, ele fala da grandeza e riqueza de A Revolução dos Bichos mesmo com a popularidade de 1984. Segundo ele, George consegue fazer e dizer muito mais no primeiro do que no segundo. E Ficção Científica ele discute com os professores Kingsley Amis e Brian Aldiss em uma conversa no Magdalene College. Eles falam da base que eles tinham para escrever Ficção Científica e discute obras do gênero. 

☕Além desses temas, Lewis tece críticas sobre a morte do sentido profundo de algumas palavras e de como algumas passaram a ter um conceito inverso ao longo dos anos. Discute sobre formas de ensino da literatura nas escolas e sobre o gosto pela arte ruim e pela arte boa. Sendo a primeira denominada como uma tendência e que logo é esquecida, e a segunda, duradoura e sempre lembrada, porque tocou quem a apreciou profundamente. 

☕Enquanto escreve sobre outros, Lewis também se mostra, revelando gostos, preferência por uns autores mais que por outros, mais por uns gêneros literários que por outros. Ele escreve de uma forma humilde, reconhecendo o valor que muitos escritores tiveram/e continuavam tendo naquele momento em sua formação como leitor e como escritor, e como alguns falam melhor de determinados temas do que ele. Lewis tem uma escrita que nos coloca pra refletir, e que se revela bem confrontadora em alguns momentos. Esse foi um livro que li com mais facilidade que o Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz. Esse é acadêmico, e pra mim a linguagem está mais descondensada, então a leitura fluir melhor pra quem tem interesse por livros do gênero. De verdade, recomendo muito.

☕E aí, conhecem a obra? O escritor?

🌻Nota: ðŸŒŸðŸŒŸðŸŒŸðŸŒŸðŸŒŸ+❤️
🌻Sobre histórias
🌻Clive Staples Lewis
🌻@thomasnelsonbrasil
🌻Ano: 2018
🌻256 p.

📚🍂Projeto - #UmLivroPorCor - Câncer Colorretal

🍂O que é? Apresenta-se como tumores que acometem o intestino grosso que é subdividido em cólon e reto.

🍂Sintomas: sangramento ao evacuar, anemia sem causa aparente, alterações no hábito intestinal (diarréia ou intestino preso), etc.

🍂Fatores de risco: excesso de carnes vermelhas, processados (salsichas, mortadelas, etc.) e gorduras. Não praticar exercícios; o tabagismo, o alcoolismo, a ocorrência de câncer colorretal em familiares. Esses são alguns dos fatores.

🍂Como prevenir: evitar os fatores de riscos e adotar uma dieta rica em frutas, verduras, vegetais. E fazer os exames periódicos. E na idade dos 50 anos fazer a Colonoscopia, mas se já houver algum caso familiar de câncer desse tipo, esse exame pode ser feito mais cedo.

🍂O site que fiz a pesquisa é um site de confiança especializado em câncer e o artigo foi feito justamente por um médico e como foi salientado no site, os sintomas destacados podem ser a causa de outras doenças, por isso que o mais acertado é procurar um médico. (www.hcancerbarretos.com.br). E, galera, não só quando sentir alguma coisa, a ida ao médico regularmente nos ajuda a ter uma saúde melhor e prevenir doenças que às vezes nem notamos que estão se desenvolvendo.

Me digam, gostaram do projeto? Podem acompanhar pelo 🌻Instagram🌻. Vou amar ver vocês por lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso! Se seguir o blog ou se comentar, deixe seu link para que possamos segui-lo e retribuir a visita. Ao deixar seu comentário, clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.