menu

Image Map

04/01/2017

Intercâmbio em Uruguai

Oi, gente! Como estão?

Resolvi que o primeiro post do ano seria com algo muito bom que marcou a minha vida em 2016. Quero começar com agradecimento pra que o ano termine, se Deus quiser, da mesma forma. 

Em outubro/novembro de 2015, se não me falha a memória, passei por um processo seletivo do Fórmula Santander, vinculado a minha universidade, pra concorrer a uma bolsa de intercâmbio. Depois de me submeter às exigências do edital, recebi a maravilhosa notícia de que eu tinha sido aprovada. \o/ Glórias a Deus!

Em novembro fomos (porque minha amiga Elaine também foi aprovada \o/) a São Paulo para a cerimônia de entrega das bolsas, um evento muito massa onde conhecemos o piloto espanhol da Fórmula 1, Fernando Alonso e visitamos o Autódromo de Interlagos, tudo financiado pelo Santander. 


Gente, quando ele me felicitou eu juro que perdi todas as palavras, e eu só me perguntava: “como se agradece em espanhol?, como se agradece em espanhol?, como se agradece em espanhol?...ahh, lembrei, ‘GRACIAS!’” Hahahaha, foi muito engraçado, em momentos de tensão eu sempre me atrapalho toda.






Depois dessa aventura, dia 4 de julho de 2016 viajamos com destino a Uruguai. Antes, ficamos quatro dias no Rio Grande do Sul pra conhecer Gramado e Canela. Que coisa linda!



Após isso, na sexta-feira, dia 8 de julho, partimos pro Uruguai em ônibus. Foram umas 12 horas de viajem desde Porto Alegre até Montevidéu. Nem dormi durante o percurso porque estava tão ansiosa pra chegar ao nosso destino, nunca tinha saído do país antes, então o coração estava a mil. Sentia uma mistura de emoções, estava temerosa em deixar minha família, amigos, nação, mas ao mesmo tempo queria conhecer algo novo.

Fechei os olhos em algum momento, só que não dormi, mas quando os abri já havíamos cruzado a fronteira e já estávamos em Uruguai. Nossa, que emoção! Olhar através da janela do ônibus e ver não as casas e pessoas de sua cidade, mas as de outra, de outra nação, foi uma sensação indescritível. Sabe aquele friozinho na barriga, não de medo, mas de curiosidade, de vontade de explorar e conhecer tudo? Era isso o que eu sentia.


Pois bem, chegamos dia 9 de julho, no dia 12 encontramos uma residência estudantil e ficamos lá. Conhecemos meninas maravilhosas que considero mais que companheiras, são irmãs, as irmãs que nunca tive.


Vivemos muitas experiências engraçadas, principalmente no que se refere à língua. Eu já estudava espanhol desde 2012 na universidade, mas nada se compara com a língua falada em seu ambiente natural. Tive muita dificuldade na compreensão e na fala, mas depois melhorei. É tudo uma questão de acostumar os ouvidos e praticar bastante.

Faculdade de humanidades e ciência da educação- FHCE-UDELAR. Foto retirada da internet.
Na universidade cursei duas matérias e um curso: Literatura Uruguaya I e Literatura Medieval y de la Modernidad Temprana e Español Lengua Extranjera II. Os professores foram amáveis conosco e me senti muito bem. Só que a princípio tive dificuldades porque o foco da Universidade da República (UdelaR) é a pesquisa, não tem professorado, que é o que faço (Letras-Espanhol) na UFAL, minha universidade aqui no Brasil. Mas no fim tudo deu certo, fui aprovada em tudo, graças a Deus. E minha amiga também!

Faculdade de humanidades e ciência da educação- FHCE-UDELAR. Imagem da internet.

As faculdades lá em Montevidéu geralmente estão situadas longe uma das outras. A nossa ficava bem perto da residência onde estávamos. Que bom!

Mas também não somente estudei, gente, conheci muitos lugares de Montevidéu e outros estados e cidades do Uruguai, como Colonia del Sacramento, Punta del Este, Piriapolis, Illescas. 

Floralis Genérica-Buenos Aires. Foto da internet.

Teatro Colón- Buenos Aires. Foto da internet.
Em novembro fomos conhecer a Argentina, porque é bem pertinho. Que incrível! Conhecemos muitos pontos turísticos porque fizemos um tour e depois caminhamos por conta própria.

À minha maneira, aproveitei bastante o intercâmbio. Digo isso porque eu não era muito de sair, minha amiga conheceu mais pontos turísticos do que eu, mas a verdade é que sinto-me satisfeita pelo que pude conhecer e o intercâmbio resultou muito proveitoso e me deu experiências não só no âmbito acadêmico, mas também no pessoal, obviamente.
Casa Pueblo em Punta del Este. Imagem retirada da internet.

Orla de Piriapolis. Foto da internet.

Uma rua de Colonia del Sacramento. Imagem da internet.
Espero que vocês tenham gostado do post. E o que tenho a lhes dizer é: acreditem nos seus sonhos! "Tudo é possível ao que crê." Marcos 9.23.

Um abração! ^^

6 comentários:

  1. Oe!
    Que incrível! Eu sei como é, em 2015 eu fiz um intercâmbio pra o Canadá, tive que passar por seleção e tudo mais também haha eu nunca tinha saído do país como você até então e quando eu escutei as boas-vindas à Toronto na hora do pouso, eu pensei que estive sonhando haha Não me recuperei até o segundo dia na minha homestay.
    Beijos
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
  2. Ai, adorei a sua postagem, Mirelle. ^^ Deu pra sentir sua felicidade enquanto lia o post. =D É tão bom quando coisas boas acontecem com a gente, né?! ^^ Gostei muito de ler o seu relato. =]
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda!
      Hahaha, sim, é muito bom quando coisas boas nos visitam assim!
      Que linda! Muito obrigada mesmo! <3

      Beijooos.

      Excluir
  3. Ai que delícia, Mi! Nunca saí do país, só do Estado, e isso.já dá um trampo... Hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, imagino sim!
      Sempre dá aquele friozinho na barriga, né?!
      Beijos.

      Excluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.