Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se
à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Sombra e Ossos, primeiro livro da trilogia Grisha, se revelou uma distopia incrivelmente bem construída e atraente. Ele conta a história de dois órfãos que vivem em Keramzin e que são educados pelo Duque Keramsov, que resolve transformar sua casa em um lar para abrigar a crianças e mulheres abandonadas à própria sorte por uma guerra que lhes tira seus pais e maridos.
Alina Starkov e Malyen Oretsev têm sorte de ter um ao outro e juntos experimentam aventuras que têm seu verdadeiro valor dosado pelo peso da amizade que une os dois.
Mas eles são diferentes, e essa diferença está além do físico. “Um momento depois, o menino sussurrou: ‘Eu não acho você feia’.‘Shhh!’, a menina chiou. Mas oculta pelas sombras densas do armário, ela sorriu.”
Após terem suas habilidades testadas pelos Examinadores Grisha, grupo que possui poderes sobrenaturais e que pertencem ao Segundo Exército do reino de Ravka, Maly e Alina, já jovens, vão cumprir suas obrigações no Primeiro Exército. Ele se destaca como um Rastreador e ela como uma Cartógrafa Assistente. Então, enquanto ele é um guia e descobridor de coisas, ela se dedica a instruir a outros na tarefa de cuidar de textos na Tenda dos Documentos.
Mas a diferença que os separa de alguma maneira se torna visível aos olhos de todos na travessia da perigosa Dobra das Sombras, um lugar que em um passado remoto já teve vida, mas que agora está inundado na escuridão e que guarda monstros terríveis: os volcras. Na tentativa de proteger o amigo e amor, Alina revela um poder que deixa todos surpresos, até a ela própria.
“Mas os Examinadores Grisha teriam me levado de Keramzin. Eles teriam me afastado de Maly, e ele tinha sido a única coisa boa do meu mundo. Então eu fiz a minha escolha. [...] Tinha usado cada parte de mim para manter esse segredo.”
Mapa retirado do blog House of Chick. |
O segredo que a jovem tanto lutou para guardar e que até ela o havia esquecido, explode como a luz do sol. A partir desse momento, tudo muda para os dois órfãos. Finalmente, o que os tornava distintos os separa fisicamente. Já longe do querido amigo, Alina conhece de mais perto o mundo Grisha, experimentando coisas que ela jamais imaginara, tudo sob os cuidados de Darling, um homem só menos poderoso que o Rei, que a requer desde que descobre suas habilidades.
Em Os Alta, capital de Ravka, a garota descobre o mundo da nobreza feito de intrigas e jerarquias, cada um lutando pelo poder e posição. No começo, Alina sofre, mas aos poucos ela se adapta ao lugar e começa a vê-lo com outros olhos. Mas nem tudo e nem todos são o que aparentam ser. De uma forma triste, a jovem descobre que tanto o Pequeno como o Grande Palácio escondem segredos capazes de destruir todo o país, e ela é a única esperança de vida para os ravkanos.
O livro é dividido em Antes e Depois, e no meio desse corte, digamos assim, estão os capítulos. Nessas duas partes, a narração está em 3ª pessoa conduzida por um narrador limitado. Os capítulos, a sua vez, estão narrados em 1ª pessoa, por Alina. O “Sombra e Ossos” constrói um cenário sombrio, é algo que o leitor consegue sentir ao lê-lo, formando uma imagem a partir dos olhos da protagonista. Esse é o tipo de livro que você lê em um ou dois dias, porque é tão atraente que você larga tudo para absorvê-lo, bebendo cada palavra. Não pensei que fosse gostar tanto, já estava um pouco cansada de distopia, mas esse livro me cativou e me deixou completamente viciada. A autora soube construí-lo muito bem, dando informações precisas e não deixando nada faltar. Terminei com a sensação de que esse, apesar de poucas páginas, é um livro completo. Então, claro que recomendo!
Classificação:
Editora: Gutenberg
Autora: Leigh Bardugo
Ano: 2013
Páginas: 288
#TrilogiaGrisha1
#Tema:Amizade
Oi Mirelle, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a trilogia, mas a premissa é bacana e a capa tb! Que bom que vc gostou da leitura, parece ser uma narrativa bem envolvente!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi, tudo ótimo, e você?
ExcluirSim, é uma leitura muito cativante, vale a pena conferir!
Beijooos ^^
Oie flor!
ResponderExcluirParece ser muito legal, mas, não leio livros assim, hahaha. Sou banana!
Beijoooo
Oi, Cecy!
ExcluirSim, o livro é muito bom, hahaha, dê uma chance!
Beijos.
Eu gostei bastante desse livro quando eu li também. Achei bem construída a história e o mundo descrito.
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Bate aqui! ✋ kkkk
ExcluirFico feliz que tenha gostado também.
Bjos 😘
Eu li esse livro, mas não li a continuação (e nem lembro porque hahaha)
ResponderExcluirComo sempre uma ótima resenha!
Beijos
Acontece, kkkk.
ExcluirMuito.obrigada!
Beijão 😘
Que resenha ficou ótima! Gostaria de ver uma série assim, mas livros meu gosto é bem mais romance adolescente. Quando vi o título lembrei de Shadowhunters haha
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirEu também! Acho que ficaria massa uma série nesse estilo. Hahaha, sim, acho que porque é fantasia também.
Bjos
Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas fiquei bem curisosa em lê-lo agora!
ResponderExcluirLeia-o, sim! Se você gosta de fantasia, irá amar este.
ExcluirBjs
Obrigada!
ResponderExcluirDê uma chance pra ele, quem sabe não passa a gostar.
Eu divulgo, sim! Obrigada pela dica.😘
Beijos
Eu ainda não conhecia esselivro, mas a resenha me fez lembrar bastante do livro A Rainha Vermelha.... Bj
ResponderExcluirHahaha, sim, pode ser! Esses livros sempre têm algo em comum.
ExcluirMas a história é diferente.
Bjs <3
Gente, como eu não conhecia esse livro? Só de ver a capa eu já pirei, que coisa mais linda! A sinopse e a resenha me deixaram mais intrigada ainda. Quero pra já!
ResponderExcluirEle é maravilhoso! Espero que goste também, hahaha
ExcluirBeijos
Nossa, eu não conhecia o livro/trilogia e olha, parece ser fantástica. Só pelo que eu li no seu post, me senti envolvida com a história, imagina lendo o livro?! Adorei sua resenha.
ResponderExcluirDeve ser fascinante.
ResponderExcluirNão conhecia ainda. Resenha bem feita.
www.brilhamiga.blogspot.com