menu

Image Map

04/02/2017

[PROJETO LIVROS QUE INSPIRAM- Sombra e Ossos] AMIZADE

"Talvez eu acordasse na manhã seguinte e descobrisse que tudo tinha sido um sonho [...] Talvez eu acordasse e sentisse o cheiro das fogueiras queimando, segura nas minhas próprias roupas, na minha pequena cama. Então poderia contar a Maly sobre esse sonho estranho e assustador, mas também muito bonito."


Antes de falar do tema em questão, AMIZADE, gostaria de contar só um pouquinho da relação entre Maly e Alina. Eles se conheceram num orfanato, e desde então nunca se separaram, até que descobrem que são muito diferentes, pois ela possui um poder que a torna "superior" a ele, um poder que ela sempre tratou de esconder, porque decidiu desde o começo nunca largá-lo (Maly). Então chega o terrível dia em que se separam e ambos sofrem com a distância sem saber notícias um do outro. O livro é de fantasia, se alguém quiser ler a resenha, é só clicar AQUI.

Agora vamos ao tema! 
Amizade, um nome tão comum, mas tão difícil de descrever em palavras. Porque amizade é SER e não apenas DIZER. Mas de uma forma incipiente e rápida, quero compartilhar com vocês o que penso e o que pensam alguns dos meus amigos sobre o tema.

Acredito que ter amigos é ampliar horizontes, é abrir-se e, também, às vezes, renunciar-se (a sua dor, o seu próprio sofrimento e ouvir a outros). Temos amigos de infância, da adolescência e também da fase adulta. Alguns estão mais presentes, outros, não. Mas ser amigo é mesmo que à distância não perder os laços que nos une. Porque por mais que se passem os anos sem vermos um ao outro, sabemos que quando voltarmos a encontrar vamos ter algo que nos enlaça e é isso que nos voltará a aproximar.
"Maly", sussurrei no escuro."Quê?" "Obrigada por me encontrar." Eu não sabia ao certo se estava sonhando, mas em algum lugar no escuro pensei tê-lo ouvido sussurrar "Sempre". Então deixei o sono me levar.

De acordo com um especialista, o psicólogo Jorge Elói,

Está comprovado que a companhia frequente de amigos reduz bastante o risco de depressão, a ansiedade, os sintomas degenerativos das demências. As pessoas que estão rodeadas de amigos possuem hábitos mais saudáveis, preocupam-se mais consigo próprias, possuem uma auto-estima mais elevada, melhor bem-estar e até melhor sistema imunitário.
Ou seja, a amizade não só é um ir, é também um voltar. Ambas as partes são beneficiadas. Segundo ainda Jorge Elói, de acordo com especialistas, existem 8 características nas quais se centra a amizade:

  • Prazer – Os amigos sentem prazer pela companhia uns dos outros.
  • Aceitação – Os amigos aceitam-se sem se tentar mudar, aceitam-se incondicionalmente.
  • Confiança – Os amigos confiam uns nos outros, sabem que não se vão magoar.
  • Respeito – Os amigos mostram consideração e respeito pelos sentimentos mútuo.
  • Ajuda Mútua – Os amigos ajudam-se mutuamente, nos bons e maus momentos.
  • Confidência – Os amigos partilham os seus sentimentos e segredos íntimos.
  • Compreensão – Para os amigos é importante a compreensão mútua.
  • Abertura – Os amigos podem ser genuínos, sem se inibirem por possíveis juízos pejorativos.

Estou de acordo com muitas dessas características acima, mas também temos que saber que a relação entre pessoas não é nada fácil, eu posso, sim, amar o meu amigo, mas nem sempre concordar com tudo o que faz ou diz, mas o aceito e o aconselho. Na verdade você tem que saber que pode, sim, se magoar com seu amigo, mas o importante é que haja diálogo a respeito, deixe sempre o outro saber porque você está triste com ele. Foi um conselho que um dia recebi e que guardei pra vida toda.

Abaixo deixo depoimentos de 4 amigos meus sobre AMIZADE:

"Tu  te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Quem nunca escutou essa emblemática frase de um dos livros mais famosos e lidos? Pois é, já dizia a Raposa ao Pequeno Príncipe que todos nós somos responsáveis por aquilo que cativamos, inclusive as amizades que cultivamos ao longo da nossa vida. Amizade. Pessoalmente, costumo pensar em amigos como se eles compusessem uma outra família, uma que é ligada por laços que vão além do sangue. E tal como uma família, nós queremos proteger uns aos outros, nos preocupamos com o seu bem estar, compartilhamos momentos felizes e outros nem tão felizes assim."
Anderson Pereira


Amizade é algo para se muito valorizar!
É ter alguém bom para abraçar!
Amizade é acreditar e confiar!
É se divertir para se acabar!
Amizade é ter alguém com quem se chatear!
É ter um tempo só para brincar!
Amizade é ver o outro cair e ajudar a levantar!
É sorrir na tristeza para o outro não chorar!

A amizade é uma das coisas mais belas deste mundo e pouco valorizada e acreditada! Mas ela é verdadeira e muito importante! Ter amigos é essencial para todos. Eu tenho amigos, ótimos amigos! Valorizo todos assim como eles me valorizam! E estiveram do meu lado, quando eu mais precisei!
Breno S.T.

A amizade é uma flor, uma linda e perfumada flor que compartilhamos com outra(s) pessoa(s). Como tal, ela precisa de um terreno onde possa nascer: o nosso coração, e é preciso que seja um bom terreno, um terreno fértil para que ela possa brotar. Depois de nascida, a amizade precisa de cuidados, precisa ser regada com frequência, pois ela se fortalece com o trato, um bom trato. É preciso tratá-la com amor puro, regá-la com afeto, respeito, companheirismo... A amizade é uma flor que precisa ser cultivada mais e melhor, para que possa exalar seu agradável perfume e irradiar sua beleza pura.

Val Ramos

Se eu fosse poeta e soubesse rimar, meu bom leitor, diria que a amizade é a cumplicidade terna desfrutada por aqueles que aprendem a poesia da vida versar. Descobrisse, nessa escrita ímpar, a felicidade em flor do amigo-irmão que partilha a lágrima e compõe conosco bem mais que canção.                            Fransuelly Raimundo                     




Provérbios 17.17
"Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão."
Bíblia Sagrada
💗

Informações retiradas do blog Psicologia Free,

Saibam mais sobre o projeto clicando AQUI e participem também!

10 comentários:

  1. Ooi
    Achei um amoooorr o projeto e a forma como construiu o post, com significado, explicações e até mensagens.
    pensei até em alguns livros que poderia estar no mesmo no tema. Já viu procurar ler sobre o projeto.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Mirelle! Adorei o projeto, livros são para esse tipo de inspiração :D
    Amizades certas nos fazem fortes!
    Bjo

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!
    Que capa tudo, adorei! E a resenha também está muito boa, parabéns!

    Beijoooo 💗💗🌸

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Amei o projeto e achei bem diferente dos que estou acostumada a ver. Amei também o modo como construiu o post falando sobre cada personagem e explicando cada detalhe, muito criativo, pelo menos pra mim!
    Vou pesquisar mais a respeito desse projeto.

    Parabéns pelo post!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Nossa... Amei!
    Achei isso super legal! 💕
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.