21/04/2017

Resenha | O medo de Virgília- Rosa Mattos

SINOPSE | COMPRA
Vou começar esta resenha dizendo que o livro da parceira Rosa Mattos é maravilhoso! Genteeee, que livro!

Virgília é uma jovem mulher de 28 anos que faz de tudo para não pirar em meio a tanta desordem mental de pessoas que a cercam. Sua família é desestruturada: o casamento dos pais é uma fachada, sua irmã Marília está internada em uma clínica após um surto, seu tio Emiliano é paranoico, sua prima teve um fim trágico e sua vizinha ficou meio doida após seu casamento, isso é demais para uma pessoa, não é mesmo? E olha que nem citei tudo e não se preocupem que isso não é spoiler, muitas surpresas aguardam o leitor.



O livro é narrado por Virgília e por um narrador em terceira pessoa quando outros personagens entram em cenário, isso dá ao leitor uma visão mais ampla dos fatos.

Virgília vive em Porto Alegre, longe a alguns quilômetros dos pais. Ela  assume a gerência em uma joalheria renomada, a Luc Prado, e desde então sua vida dá um impulso e muitas coisas começam a acontecer. É graças a esse trabalho que ela conhece Alex Sampaio, um homem apaixonante de 29 anos e muito peculiar. Quando os dois se conhecem se apaixonam, mas nosso herói esconde um segredo: ele tem o poder de tirar vidas, ou salvar, caso queira. Será que Virgília, que tanto luta com seus medos, seria capaz de lidar com isso?
"Por que as pessoas fazem isso com as outras? Por que carregam tantos segredos?" p. 184
Ainda por cima nossa protagonista terá de receber seu irmão Augusto, que após ter cometido um erro está desacreditado e perdeu o trabalho, que vem com a esposa e seus dois filhos e a gata Minnie, da qual Virgília foge por causa da sua alergia. Coitada! Confesso que tinha momentos de eu cansar por ela, hahaha. Mas assim é a vida, cheia de problemas dos quais não devemos fugir, e assim fez Virgília, chorou quando necessário e seguiu em frente.
"É incrível como o desânimo pode nos envolver de mansinho em suas teias entorpecedoras. Quando vemos, estamos encolhidos e sem disposição sequer para mover os pés e sair do lugar." p. 107
O que achei legal é que a autora deu espaço pra muitos personagens que são relevantes, e até essenciais, para a trama e o clímax da história, mas em nenhum momento o leitor se perde, pois todas as histórias têm uma importância para o entendimento e/ou desfecho do livro. Podemos conhecer cada personagem e saber por que atuam como atuam. Gente, a Rosa tem uma forma tão bonita de escrever!  Ela descreve tudo com uma precisão e uma elegância incríveis. Em algumas partes, na descrição dos crimes, a narração adquire uma crudeza que choca o leitor. Da mesma forma que os crimes são cometidos, o narrador os narra, fazendo o leitor sentir na pele a frieza do assassino. 


"O medo de Virgília" é um drama psicológico que envolve ficção, mistério e suspense, onde o leitor é envolvido e cativado pela escrita da Rosa e sua maneira de narrar, só se satisfazendo quando chega à última página, mas com um "preciso de mais!". O livro é curtinho e é dividido em duas partes. Essa edição tem uma diagramação linda. Esse detalhe nos capítulos dá um charme a mais. As páginas são amareladas e as letras confortáveis aos olhos. Virou um dos meus favoritos. E eu termino esta resenha com a sensação de que não consegui traduzir tudo o que senti ao ler o livro; tem sentimentos que são indizíveis, né? São tão bons e tão amplos que não podemos abarcar.

Mas enfim, pessoas, leiaaaaam! 

Classificação:
Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Ano: 2014
Páginas: 204
Onde comprar? AQUI!
Conheçam mais sobre a Rosa Mattos e seus livros acessando as redes sociais abaixo:
Blog
Site
Página no facebook
Twitter
Instagram
Perfil de autora no Skoob

23 comentários:

  1. Achei a vida da Virgília muito conturbada, a família dela é desestruturada, o casamento dos pais é de fachada, a irmã está internada numa clínica, são realmente problemas muito complicado para qualquer pessoa. Mas achei a capa lindíssima, a escritora fez uma escrita bem fluida, concordo com vc a Rosa tem uma forma bonita de escrever. Fiquei bastante curiosa pelas surpresas que vem, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sim!! Tem sentimentos indizíveis! hahaha
    Adorei, gosto muito desse tipo de diagramação delicada!
    E que história hein! quero ler com certeza!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Meu, parece um livro muito bom. Se envolve ficção e suspense já me atrai.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!
    Adorei sua resenha. Gosto de livros que falam sobre a família e saber que envolve um pouco de suspense com certeza já me ganhou. Virgília tem uma vida muito difícil pelo que entendi e fiquei bem curiosa para saber como vai terminar essa história. Já anotei na listinha.

    beijinhos!

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que este livro é muito bom,muitos mistérios...linda capa!Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Adorei sua resenha sobre o livro da Rosa Mattos.
    Tenho o livro com a capa vermelha. Essa capa ficou linda!!
    A Rosa é uma das minhas autoras favoritas.
    A história do livro O Medo de Virgília é maravilhosa.
    Parabéns pela resenha.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Que linda forma de descrever para nós uma leitura, mesmo que cheia de drama, acredite, fiquei com vontade ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii Mih.
    As vezes eu acho que posso me confundir com as leituras quando são muitos personagens. Mas saber que este não é assim me deixa com bastante vontade de ler. Eu fiquei extasiada. Sabe aquela cara de preciso? Ela se aplica em mim agora.
    Beijos.
    Blog: https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Amado pelo que li parece muito bom! mais falo para você que me deu uma vontade de ler! parabéns pela resenha, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  10. Nossa coitada dessa personagem, fiquei com pena dela mergulhada nesse caos que parece cercá-la! Não conhecia essa autora, mas estou adorando conhecer mais autores nacionais e conferir histórias que se passam em território nacional!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI DO POSTE,ESSE LIVRO PARECE SER MUITO BOM,GOSTEI DA RESENHA A CAPA É LINDA PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS.
    ESTOU SEGUIDO SEU BLOG É LINDO,AQUI ESTA O LINK DO MEU BLOG:http://artesanatodanil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Mirelle! Uma história e tanto a desse livro,com certeza Virgília tem todos os motivos do mundo para surtar rsrs, não conhecia o título e nem a autora mas adorei saber que a trama envolve mistério pq sou apaixonada por livros assim!
    Excelente resenha, abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá,boa noite!
    "O medo de Virgília",eu não conhecia este livro nem sua autora.
    A resenha me deixou curiosa,uma vontade de ler!
    Parece bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Tu falou ficção e suspense??
    Preciso ler esse livro.
    Só pelas tuas palavras já me interessei no livro. Gosto de histórias assim, perturbadas. Acho que me identifico.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gostei a sua resenha, vou ler sim esse livro por parecer bem interessante
    Obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Mi.
    Que resenha... Agora eu quero ler!
    Você falou tão bem da obra que fiquei querendo muito ler.
    Gosto de livros que me prendem durante a leitura.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. O pior de tudo é saber que embora o livro seja ficção, existe muita coisa parecida nesse mundão de meu Deus ... Por tudo que li achei super interessante o livro, com certeza gostaria de tê-lo no meu criado mudo ... Levo comigo o nome!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, coitada de Virgínia, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, imagino que passará por grandes tensões e momentos dramáticos e desesperadores. Eu gosto muito de dramas psicológicos, ainda mais envolvendo mistério e suspense. Dica super anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  19. Olá,amiga!!
    Que história mais interessante amiga!
    O livro O medo de Virgília,parece ser muito bom,uma história intrigante e de suspense.Muito boa a sua resenha sobre o livro.Parabéns por compartilhar.Bjsss

    ResponderExcluir
  20. nossa amada fiquei curiosa quero ler pela resenha da pra ver que e top

    ResponderExcluir
  21. Você disse que não conseguiu traduzir em palavras tudo o que o livro tem de bom,mas olha, você fez uma excelente resenha, pois conseguiu me deixar extremamente curiosa a respeito dessa obra, mesmo tendo achado um enredo muito sinistro: quanta gente doente e louca hein?? assassinatos, suspense, tudo num livro só! Abs

    ResponderExcluir
  22. Oie

    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas já gostei, bem um gênero que adoro.
    Arrepiei na parte que você fala que dá pra ter a exata noção de como o crime está sendo cometido. Tenso.
    Vou ler essa dica para uma futura leitura.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu não sabia da existência desse livro, mas com uma resenha igual a sua... parabens! conseguiu me convencer a dar uma chance para o livro. Fiquei bem curiosa!

    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

Design por Amanda Hauane

Cabeçalho por Edu dos Anjos

Tema Base por Butlariz