menu

Image Map

22/02/2018

⇸ Vida Cristã | Flecha certeira ♕

🏹Conhece a expressão “ a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo?” Já notou como de forma sincrônica pessoa, espaço e tempo atuam precisamente na frase? Agora, só entre nós, essa é uma das minhas cenas favoritas nas batalhas épicas: em câmera lenta, um arqueiro dispondo de uma única flecha precisa acertar o alvo que definirá o destino de todo um exército em desvantagem. 
🏹E num daqueles óbvios cenários de vitória improvável, bem nos créditos finais do momento, nossa respiração tensa acompanha a trajetória da flecha que subjugando o inalcançável alvo parece nos imprimir no virar da história. Se você, assim como eu, é um daqueles leitores fascinados por narrativas de reis e rainhas, coragem e flechas que causam reviravoltas precisa visitar uma certa rainha da Pérsia. Acompanhe-me, serei sua narradora.

    Quando no extenso e rico reino dos medos e persas buscava-se uma nova rainha, entre as jovens das diferentes 127 províncias que estavam sob o domínio de Xerxes, também conhecido como Assuero, título para rei venerável, através de um concurso de beleza, a figura singular de uma candidata é introduzida na cena. Na sua biografia encontramos particularidades como: órfã adotada pelo primo; judia que curiosamente levava no nome a referência à murta, uma planta conhecida por sua capacidade resiliente e agradável perfume. 

Dona de uma beleza evidente e graciosa, Ester pode até parecer, num primeiro plano, uma peça deslocada no ambiente tão sedutor e cheios de intrigas quanto era aquele palácio persa. Passados os doze meses das etapas do embelezamento do concurso, chega a vez da moça encontra-se com a figura do então soberano. Afortunadamente, ela encontra favor aos olhos dele e este a ama mais que as demais virgens. Pausa para respirar.


Se essa história acabasse aqui você poderia dizer que estou contando uma versão de Cinderela ou Lady Day, a plebeia que alcança uma alta posição na realeza. Dito de outra forma, você poderia também alegar que essa é uma daquelas notícias que tratam da sorte de um cavalo azarado, contudo lhe conduzo pelo caminho do não apego ao que pode parecer coincidência.


Perceba, você leitor, que a trajetória dessa judia, dentro das narrativas bíblicas, é simplesmente uma das mais significativas demonstrações da infalível providencia de Deus atuando nas cortinas da história humana. Quando toda uma nação perseguida e menosprezada recebe uma irrevogável sentença de morte, num contexto de perseguição e claro ataque inimigo sem direito a qualquer que fosse a defesa, Deus atua no curso da batalha, ele é o próprio arqueiro e Ester a flecha providencial de escape em questão. Milésimos de segundos entre a vida e a morte, podemos respirar aliviados, o nosso arqueiro não falhou, Ele jamais falha.

Imagino que quando Ester se torna rainha da Pérsia quase que de forma improvável e dentro de um palácio tão ímpio e perigoso não tenha sido nada fácil manter sua identidade judia e a sua aliança com Deus preservadas. Quantas indagações e temores podem ter disputado a atenção dela ao longo desse processo. O mais encantador de sua vida reside na postura corajosa e responsável que Ester assume quando seu primo Mardoqueu a indaga: quem sabe se não foi para um momento como esse que você chegou à posição de rainha? (Ester 4: 14 b)’’.

Indo de encontro ao protocolo real de não se apresentar ao rei sem ser por ele chamada, ela declara: “irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei (Ester 4: 16b)’’. É Incrível que a posição confortável e de poder que ela recebe, enquanto rainha, não ofusca a visão do propósito para o qual Deus a havia designado.

Salvar o seu povo, o destino de toda uma nação em suas mãos. A dádiva que ela tinha recebido não era para massagear o seu ego, era parte de um plano bem maior para a preservação daquela e das outras gerações de judeus. 

Quando as coisas parecerem estarem fora de seus lugares, quando o lugar em que você for plantado possa ser inadequado ou infrutífero aos seus olhos, quando as perguntas e os temores disputarem o travesseio na cama com você, quando você desconfiar que sua vida não tem sentido ou propósito algum, aprenda com Ester, pois a graciosa providencia de Deus nunca falha. 

Diferentemente do que alguns defendem em nossa pós-modernidade, Ele atuou e atua na história do homem, atua em todos as situações sejam elas boas ou ruins, favoráveis ou desfavoráveis, pois “sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28, NVI). 

Na caminhada com Deus tudo e todas as coisas tem o seu lugar e “há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1b, NVI). Não se preocupe se você ainda não conseguiu compreender as intempéries que já ocorreram no mar revolto da sua vida. Ele sempre dá sentido ao nosso caótico mundo existencial. 

O mais importante é confiar que Deus tem sim um lindo propósito traçado para sua existência e que Ele vai trabalhar com afinco, como já está fazendo, para que você viva tudo o que Ele sonhou. Se você assim desejar. Por fim, vou te contar um segredo, como excelente pintor que é, Deus usa diferentes pinceis, materiais e cores para pintar e dar forma a nossa vida, saiba que Ele nos convida a fazer parte da construção dessa tela e de forma ativa. Pode apostar, como foi com a criação do universo e a vida de Ester, quando tudo terminar, você ficará maravilhado com o resultado.

                                                                                                                               Fransuelly Raimundo

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito desse blog. E essa reflexão da rainha Ester. Muito lindo

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.