menu

Image Map

18/03/2017

RESENHA | JURASSIC PARK - MICHAEL CRICHTON

SINOPSE
"Tim sentiu um calafrio, mas então, enquanto conferia o resto do corpo do animal, descendo pela enorme cabeça e as mandíbulas, viu o membro superior, menor e musculoso. Ele acenou no ar e, em seguida, agarrou a cerca."
Olá, pessoas! Eu sou o novo colaborador aqui do Blog e com minha primeira resenha trago um livro que fala basicamente de algo que gosto desde que era criança... Dinossauros!

Essas criaturas que já habitaram nosso mundinho me fascinam bastante, e aqui venho escrever sobre Jurassic Park, livro de 1991, escrito por Micjael Crichton!

A história que muitos devem conhecer através do filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg (mas que no livro possui muitas diferenças de acontecimentos), é a de um homem ambicioso, John Hammond, que cria uma empresa de biotecnologia (INGEN) capaz de recriar e trazer à vida os dinossauros através do sangue encontrado em mosquitos pré-históricos presos em âmbar. E com isso cria seu parque na Isla Nublar, o risorte Jurassic Park. Só esses fatos já me chamaram a atenção, mas o que me surpreendeu foi a série de críticas que Cricton coloca em seu livro! Ambições, controle do meio natural, brincar de Deus!

Os personagens criados para a trama são os principais responsáveis pelas críticas e deixam o livro ainda melhor de se ler! Entre eles o que mais se destaca é Ian Malcolm, um matemático, estudioso da teoria do caos que defende que tudo em algum momento pode vir a dar errado por mais perfeito e seguro que seja.

Imagem do blog "Modo Meu"
A ambição de Hammond o cega e não importa que tipos de tragédias ocorram (morre uma galera na ilha), ele não desiste da ideia de o Parque dar certo. A sua vontade de fazer dinheiro com sua ideia o cega para qualquer eventualidade. Quer a todo custo (correr e gritar pode ser um deles) que a experiência da ilha seja real, ao contrário do que Henry Wu, principal encarregado das pesquisas na ilha, diz.

"Você mesmo disse, John, que este parque é entretenimento. E entretenimento não tem nada a ver com a realidade. Entretenimento é a antítese da realidade."

Dennis Nedry, um dos empregados de Hammond, com sua própria ambição, elabora um plano para roubar embriões de dinossauros e vender para outra empresa de biotecnologia e sabota toda a ilha em uma noite de tempestade e isso causa uma série de eventos drásticos. É quando o grupo de visitantes que estavam inspecionando o Parque, se separam. O Dr. Alan Grant, um paleontólogo, e as crianças Tim e Lex se perdem quando sofrem o ataque do poderoso Rex, e andam por toda a ilha, o que dá o clima de aventura da narrativa. Durante o ataque, Malcolm também se fere gravemente e é salvo pela botânica Ellie Sattler (Ellie e Lex são as únicas personagens femininas, e as duas são fortes e determinadas). E é a partir desse ataque que o clima de desespero e caos tomam conta da Isla Nublar.

Imagem do blog "O clube da Meia-Noite"
Malcolm critica e diz que sempre defendeu que a ilha era impraticável. Que o ser humano não deve tentar controlar a vida e que a natureza sempre vai encontrar um meio, um caminho, para se livrar de nossas amarras.

Cada capítulo principal (são 7 ao todo) abre com uma fala de Malcolm com implicações matemáticas que mostram o quão tensas e irreversíveis as coisas estão caminhando. Diante desses fatos vem o desespero e, com ele, o caos.

De grandes lições, belas frases, o encantamento pela ilha vira terror! O que era belo se torna assustador! Caos é o que define o humano! O fim do livro tem grande reviravolta para a ilha e faz com que nos perguntemos, será que essa era a única solução? Ou isso nem deveria ter acontecido desde o começo?

Os personagens são bem marcantes de sua forma e cada um tem uma personalidade muito única! Falar desse livro não é tão simples e seria algo que demandaria mais tempo e mais escrita. E não quero entediar ninguém, rsrs. Essa edição, como vocês viram na foto, é maravilhosa. 

Essa é minha pequena resenha e espero que gostem! Abraços!

Por Breno Souza

Classificação:
★★★★★
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 528

37 comentários:

  1. Gente, como assim? Não sabia que tinha livro sobre a história. Já quero ler agora! Fiquei super curiosa e interessada.
    Beijos. <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dois livros, Carolina! E os dois são lindos!

      Beijos!

      Excluir
  2. Para mim, um dos filmes mais belos e mais interessantes que vi! Imagino que o livro deva ser melhor ainda. pois a resenha nos leva a pensar assim. Parabéns e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu super recomendo! Se gostou do filme, vai gostar do livro!

      Até mais!

      Excluir
  3. Adoro dinossauros desde criança também !Vou procurar esse livro ! Bjos www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles deviam existir ainda, Anne! Assim... só acho kkk

      Beijos!

      Excluir
  4. Parabéns pela nova colaboração. Já ouvi falar, mas acredito que nunca nem assisti ao filme, mas é do tipo que gosto, suspense, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juliana! Se se interessar assista ao primeiro e ao quarto filme, intitulado de Jurassic World! O dois e três são bem diferentes do que é visto no segundo livro! Mas não deixam de ser legais. (o três não faz referencia a nenhum livro)
      E o livro é muito bom!

      Beijos!

      Excluir
  5. Omg, que livro mais lindo <3
    Parabéns pela resenha, só de olhar na capa já dá vontade de ler, parece ser um livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!

    Bjos, muito sucesso


    -----> https://deualoucanatatau.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é belíssimo! Os dois são lindos! Eu já gostava, quando vi a capa e os detalhes em vermelho da página, apaixonei! rsrs

      Obrigado! Sucesso pra você também!

      Excluir
  6. Eu vi o filme e não gostei de como colocaram a personagem feminina
    (não me lembro o nome dela), mas fiquei de implicância meixmoo, hahahaha...
    Parece que o livro é bem melhor. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti muita falta no filme e no livro também, de um destaque maior! Embora a Lex esteja sempre em pauta por estar com o Dr. Grant! Então tem que implicar meixmo meixmo kkk

      O livro tem mais detalhes sobre tudo, é muito bom! (sou suspeito pra falar rsrs)

      Beijos!

      Excluir
  7. Ei, amei demais a forma que tu se expressa! Fiquei encantada e com um grande interesse de ler o livro! Já vi umas partes do filme, mas não sabia que tinha um livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cida! Eu fico lisonjeado rsrs
      É um livro pouco comentado aqui no Brasil! Eu descobri só em 2015 que tinha kkkk

      Beijos! E obrigado mais uma vez!

      Excluir
  8. Primeiramente, seja bem-vindo a Blogosfera haha
    Amei sua resenha, já estava afim de comprar esse livro um tempo atrás por causa da edição, mas pelo visto o conteúdo vale super a pena também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! Estou me sentido muito bem vindo rsrs
      A edição é muito linda, mas ainda sinto falta das capas duras aqui no Brasil! Ainda temos essa deficiência! Vai que a Darkside faz uma edição no futuro rsrs

      Beijos!

      Excluir
  9. Hey! Seja bem vindo rsrs
    Nem sabia que tinha livro do Jurrasic Park!
    Gostei muito da resenha, bem detalhado, mas confesso que não me interesso por esse tipo de livro ... não gostei muito do filme !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Direto De Lá!
      Direto de cá, rsrs, já me sinto lisonjeado por curtir a resenha!

      Excluir
  10. Bom dia Breno, Seja bem vindo e que traga sempre resenhas maravilhosas como essa aqui.
    Eu ignorava totalmente que havia um livro e que ele dera orgiem ao filme.
    Livros são bem mais interessantes que filmes e agora quero muito ler esse livro e tirar minhas próprias opiniões dele. Ian Malcolm tinha toda razão no fim das contas, deu tudo errado rsss! Grande personagem.
    Perfeita resenha, eu adorei!
    Beijos e um dia de conquistas!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tarde, noite! rsrs
      Muito obrigado, Sara! Dificilmente um filme equivale ao livro né? Raros casos!
      Ian Malcolm é lição de vida! rsrs
      O livro é maravilhoso e mostra muito mais dos personagens que no filme!

      Beijos!

      Excluir
  11. Eu nunca que ia saber que Jurassic Park era um livro. E olha, por incrível que pareça, eu nunca vi o filme. Lendo a resenha parece ser bem legal a história. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dar uma conferida, Erick! Tanto no filme como no livro! De cara já dou a dica que meus preferidos são o primeiro e quarto filme, Jurassic Park e Jurassic World!

      Abraços!

      Excluir
  12. Não imaginava que tinha livro do Jurassic Park (rsrs)
    Já assisti o filme e gostei muito!
    vou procurar por aqui se encontro
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou do filme, vai gostar do livro! rsrs

      Abraços!

      Excluir
  13. oiii,
    Essa capa é muito linda!!!
    Resenha muito boa, parabéns.
    Livro já esta na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É um dos livros mais belos que tenho aqui!

      Excluir
  14. Soouuu muitoooo curiooso pra ler esse livro! Mal posso esperar pra te-lo em minhas mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muuuito bom, Douglas! Quando o tiver, espero que aprecie a leitura assim como eu!

      Excluir
  15. Ooi Breno seja bem vindo ao blog da Mih.
    Sua primeira resenha ficou fantástica. Não sabia da existência desse livro, mas cara, como fiquei interessada. Parabens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, muito obrigado! Fico lisonjeado! É um ótimo livro e bonito de se ter na estante!
      Obrigado, mais uma vez!

      Beijos!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bem vindo!
    Adoro esse filme e faz pouco tempo que descobri que tinha livro acredita? !
    Adorei a resenha!
    Parabéns

    Osenhordoslivrosblog.WordPress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, porque somos dois kkk

      Muito obrigado!

      Excluir
  18. Que edição super luxuosa! Amei o filme mas não sabia que tinha livro.
    Adorei a resenha!

    beijinhos!

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mais antigo que o filme, mas não foi muito divulgado aqui no Brasil!

      Obrigado, Camila!

      Beijos!

      Excluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.