menu

Image Map

25/12/2015

A Conspiração Gnóstica


Sinopse:
Uma perigosa heresia ameaça a igreja de Éfeso.Poderia o velho apóstolo João impedi-la contando uma simples história?Éfeso, século I. Todos os apóstolos de Jesus estão mortos. Todos, exceto um. João, jovem discípulo amado, agora é o idoso líder da igreja cristã na rica cidade de Éfeso. Os tempos de perseguição passaram e a igreja prospera sem problemas. Aparentemente, o trabalho do velho apóstolo está chegando ao fim. Aparentemente.Mas um novo inimigo surge contra a igreja e, desta vez, ele vem de dentro. Uma perigosa heresia coloca em risco não apenas a unidade da comunidade cristã de Éfeso, mas até mesmo a própria fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus.O que João poderia fazer?Nesta obra de ficção, narrada pelo próprio apóstolo, testemunhe os grandes feitos realizados pelo Mestre e viaje nos momentos que antecederam a criação do Evangelho de João e os motivos que o levaram a escrevê-lo!

A história é narrada desde a perspectiva do apóstolo João, filho de Zebedeu e apóstolo amado de Jesus. Mergulhando em Éfeso, no século I d. C, através dele podemos conhecer mais a respeito dos costumes da época do Senhor Jesus, o que me fascinou porque sou apaixonada por história e arqueologia bíblicas. 

O fio condutor da trama é uma heresia que ameaça a igreja de Éfeso e começa a se alastrar para as demais igrejas. Tal heresia, que afirma que Cristo não habitava o corpo de Jesus e que, portanto, não sofreu tentações e que somente no momento do sacrifício foi que veio e morreu na Cruz, é pregada pelo judeu por nome de Cerinto, que desvia muitos cristãos do caminho do Senhor.

O que não é diferente dos dias de hoje, que vemos muitos seguindo a falsos profetas e falsas doutrinas e perdendo suas almas.

O que é interessante notar também é como o autor constrói a heresia, ela é tão bem formulada que só alguém como o apóstolo amado de Jesus poderia refutá-la, ou teria o subsídio para tal, pois era preciso conhecer bem a Jesus e as Escrituras para poder enfrentar essa terrível ameaça. 

Então, João, na condição de último apóstolo vivo que conviveu com o Mestre e contemplou seus ensinos e milagres, tem a incumbência de sair do “comodismo” de sua velhice e dissipar, com a ajuda de Deus e de alguns irmãos, esse mal que perturba a Igreja do Senhor. 

Para tanto, ele vai contar uma história que ainda não foi contada pelos outros apóstolos em seus escritos, a Ressurreição de Lázaro, onde mostra tanto a humanidade, quando Jesus se comove e chora a morte de seu amigo amado, mostrando que Ele estava sujeito às emoções humanas assim como nós, e sua divindade, quando Jesus ressuscita a Lázaro após quatro dias de morto. 

Após o término da história juntamente com outras reflexões e ensinamentos a cerca do Senhor Jesus Cristo, João consegue resgatar muitos dos que se haviam deixado levar pela falsa doutrina de Cerinto.

"Não há argumentos que vençam aquele que teve um encontro com Cristo. Não há sabedoria humana, riqueza ou posição que se compare à presença de Deus na vida daquele que foi tocado por Jesus."
Não poderia deixar de comentar sobre todo o cuidado que o autor teve com o cenário e a linguagem da época, o que nos dá a sensação de que realmente é o apóstolo João nos falando. 

E o epílogo? Me surpreendeu bastante. Eu nunca tinha desconfiado que o traidor fosse esse personagem! (Eu contaria, mas não gosto de dar spoilers, haha) Vale muito a pena ler o livro. 

Acho que é isso, eu o recomendo . É o tipo de livro que fortalece nossa fé, nos faz querer buscar mais e mais a Deus.

"A Igreja do Senhor não está alicerçada na capacidade de homens falíveis e mortais, mas sim em uma pedra angular que não pode ser removida nem tampouco substituída."


Classificação: 
Autor: Robson Rocha
Editora: CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.