menu

Image Map

26/12/2015

O Substituto- Ordem da Escuridão


Sinopse:
Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.


"— E não vivemos num mundo que gosta de diferenças — lembrou Freize."

Luca Vero, um jovem de 17 anos, é bonito e inteligente demais para qualquer garoto da sua idade. E é isso o que chama a atenção do mestre da Ordem, o Santo Padre.

Em um ambiente medieval, onde a Igreja detinha o total poder sob as pessoas e estava sendo ameaçada por forças invisíveis, Luca, o pequeno lorde, ou o menino trocado, como o chama seu criado e amigo Freize, vai embarcar em uma missão. Após ser expulso do mosteiro de São Xavier, por ser acusado de heresia ou, melhor dizendo, por questionar coisas com as quais não concordava, o jovem é chamado pelo mestre da Ordem e perdoado desde que assuma o posto de Inquisidor, e esteja apto a viver entre os infiéis, os otomanos, onde deverá aprender seus métodos para assim entende-los e passar para a Igreja para que possam destruí-los.

Neste mesmo ambiente, onde até os pensamentos errados podem levar as pessoas à fogueira, vive Isolde, também de 17 anos, criada com mais liberdade que as demais jovens de sua idade e posição mas que se vê encurralada após a morte de seu amado pai, um grande cruzado e lorde de Lucretili.

Agora ela só tem duas alternativas: casar-se com o príncipe Roberto, que ela despreza, ou virar abadessa. E seu irmão Giorgio (com o qual não fui com a cara desde o início) fará de tudo para que ela cumpra, segundo ele, os termos do testamento e desejo do pai. Por fim, Isolde acaba indo para a Abadia já que o príncipe Roberto não lhe é uma opção aprazível.

Nos vemos envolto em um ambiente patriarcal, o que era de se esperar já que a construção da história se dá na Idade Média, onde os homens têm o comando sob as mulheres e estas devem aceitar, sem questionar, mas Isolde é diferente, foi criada livremente e aprendeu a pensar por si mesma. Característica que irrita, mas ao mesmo tempo intriga o jovem Luca, que foi parar justamente na Abadia onde está a jovem Lucretili para investigar ocorrências misteriosas que apontam para a jovem abadessa e sua criada, a moura Ishraq.

 "Duvido muitíssimo que um dia eu venha a entender como as mulheres pensam."

O jovem Inquisidor se depara com mistérios os quais tem que lidar e desvendar e, à medida que o livro avança, seu coração começa arder por Isolde, e o dela por ele. Mas ambos tentam reprimir esse sentimento já que não lhes parece correto sendo ele o Inquisidor e prometido à Igreja desde os onze anos e ela a Abadessa e também prometida ao celibato. 

Gostei da maneira como o livro começa, o suspense que Philippa vai envolvendo os leitores, dando doses de informações, nos deixando cada vez mais grudados às páginas até que cheguemos à última.

Mas o que senti falta foi a exploração de algumas coisas como, por exemplo, o treinamento de Luca para poder ser enviado à sua missão e, também, o momento em que Isolde vai à Abadia e sua vivência lá, e a ocorrência das coisas estranhas após sua chegada. Philippa pula vários meses e é como se tivéssemos ficado no escuro, sem saber o que aconteceu nos outros meses. Pelo menos essa foi minha impressão. Eu senti o livro um pouco superficial demais, pra falar a verdade.

Mas, tirando isso, eu gostei, até porque a Idade Média me encanta muito, acredito que foi por isso que gostei bastante e estou esperando ansiosa pelo segundo volume. E recomendo também. Apesar da superficialidade, vale a pena se aventurar na leitura de O Substituto- Ordem da Escuridão.



Classificação:
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Páginas: 272 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.