menu

Image Map

20/12/2015

Um menino que atrai pelo coração

August Pullman (Auggie), uma criança de dez anos de idade, vive com seus pais Isabel Pullman e Nate, a irmã Olivia (Via) e sua cadela Dayse. Ele nasceu com uma síndrome genética que resultou em uma severa deformidade facial, por isso passou por diversas cirurgias e complicações médicas. 

Até então ele nunca havia ido a uma escola de ensino regular (sua mãe lhe dava aulas em casa) até que a mãe decide que chegou a hora. No começo ele reluta, mas no fim acaba aceitando e concordando em ir. Os alunos, não acostumados com tal deformidade, começam a importuna-lo fazendo brincadeiras de mal gosto. De princípio, seus únicos amigos são Jack Will e Summer. Mas aos poucos, August mostra que a verdadeira beleza não está na aparência física, mas no coração e, assim, acaba conquistando mais amigos do que ele imaginava. Mesmo quando as pessoas o maltratam, ele escolhe ser gentil. 

Assim, J. R. Palacio, nos faz constatar a veracidade em cada palavra "Seus feitos são seu monumentos", de uma inscrição egípcia. As pessoas, normalmente, não são lembradas por sua aparência física, mas pelo que fez. Nossas atitudes falam mais que nossa aparência. Eu digo quem sou quando eu ajo, quando eu faço. 

O livro é narrado desde a perspectiva de Auggie, de sua irmã e de seus amigos. Cada um nos oferece uma visão diferente da mesma pessoa: August Pullman, e como reagem diante da síndrome. 
               
É um livro magnífico! Nos prende do início ao fim, além, claro, de nos ensinar e, assim, confirmar cada palavra: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.", de Antoine de Saint- Exupéry, em O pequeno príncipe. É uma verdade palpável demais para ser ignorada. E é aí que você constata que o mundo precisa de mais amor, de mais pessoas como Auggie, como Via, como Isabel, com Nate, como Summer, como Will, como o senhor Buzanfa, enfim, o mundo precisa de olhos sensíveis para enxergar o coração das pessoas em vez de julgá-las por uma coisa tão insignificante como a aparência.

Palacio nos faz, dessa forma, repensar nossos conceitos e percebermos a essência da vida.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil". – Sr. Browne. Extraordinário — R. J. Palacio


Classificação: 

Autora: R. J. Palácio
Ano: 2013
Editora: Intrínseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.